Nível do Rio sobe e preocupa moradores de Jaguarão

A situação vem sendo monitorada pela Defesa Civil. (Foto: Juliana Lima/JTR)

Devido às fortes chuvas que aconteceram na madrugada de quinta-feira (7), em Jaguarão, o nível do Rio, um dos pontos turísticos do Município, vem subindo, assustando os Jaguarenses e moradores dos arredores.

Segundo Júlio Padilha, coordenador da Defesa Civil, deste de ontem até o presente momento choveu 90mm, sua medida normal é de 1,70, ele está 90cm acima do seu nível normal.

Ainda segundo ele não há sinistro de nenhum alagamento por conta dos ventos e chuva. “A Defesa Civil juntamente com equipes da Prefeitura está monitorando pontos de alagamentos e graças a Deus estão transcorrendo normais”.

Prefeitura se mobiliza na Prevenção

Liderada pelo prefeito Rogério Cruz (MDB), a Prefeitura Municipal, desde ontem este atuando de forma coordenada para oferecer apoio e prevenção em áreas afetadas pelas chuvas intensas. Graças às medidas preventivas de esgotamento, drenagem e limpeza de áreas propensas a alagamentos, o município tem enfrentado a situação de forma eficaz, evitando alagamentos significativos.

Ações de desobstrução foram realizadas nos bairros Boa Esperança e Pindorama para evitar alagamentos em moradias.

Além disso, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão prontas para fornecer colchonetes, agasalhos e alimentação em caso de necessidade.

Na manhã de hoje (8), Cruz juntamente com equipes das secretarias realizou uma vistoria na orla do rio e a situação preocupa. “Estamos aqui na orla do rio com todas as secretarias para fazer a evacuação de algumas famílias, momento de enchente forte, possivelmente estaremos nas próximas horas entrar em decreto de emergência, as estradas rurais estão todas submersas, vamos precisar de uma força tarefa nos próximos dias para recuperar a cidade”, disse.

Em uma hora e meia o rio subiu 20cm, estão trancando as ruas de acesso e a Ponte Internacional Mauá deverá ser trancada e os carros que se encontram nos Free Shops deverão ser retirados.

Estadas Rurais sofrem alagamentos

O secretário de Desenvolvimento Rural, Lindolfo Holdefer, informou a reportagem que, as estradas rurais possuem vários pontos alagado, “Com certeza vários estragos, a cabeceira da ponte do Telho apresentou problemas hoje, iremos averiguar para arrumar”

Como medida, Holdefer disse que a Secretaria irá realizar um levantamento para ver os estragos e ver se há necessidade de um decreto ou não. “Iremos percorrer todas as estradas para analisar a situação, pretendemos colocar as máquinas nas ruas, assim que a chuva der uma acalmada”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome