
Autoridades do administrativo municipal estão em alerta pela elevação do Rio Jaguarão, que na manhã desta terça-feira (7) atingiu o alarmante nível de 4,48 metros acima do normal. Após as intensas chuvas que atingiram a região nas últimas 24h, o município enfrenta sérios problemas de alagamento.
Segundo a Defesa Civil, os pontos de inundações estão instáveis, mas a grande preocupação é de que o rio receba influência das águas das enchentes que afetaram o Estado nas últimas semanas. “Ainda tem muita água para descer, estamos trabalhando e auxiliando a comunidade em tudo que for possível, pedindo que as que vivem próxima das zonas de perigo que evacuem suas casas”, disse o órgão.
Em reunião no gabinete do prefeito Rogério Cruz (MDB), foi criado um Comitê de Crise formado por servidores municipais, pela Defesa Civil e representantes da sociedade civil, visando enfrentar os impactos das chuvas que afetam a comunidade.
O principal objetivo deste comitê é coordenar e implementar medidas emergenciais para lidar com situações decorrentes das chuvas, especialmente focando na prevenção de inundações. Uma das estratégias planejadas é a elaboração de um projeto de barreiras de contenção para proteger áreas vulneráveis e evitar a invasão das águas do rio em regiões urbanas. Além disso, serão realizados levantamentos das ruas propensas a alagamentos, permitindo uma intervenção mais eficaz nas áreas afetadas.
“A segurança e o bem-estar da população são as prioridades centrais deste comitê, que se compromete a coordenar evacuações quando necessário e a oferecer ajuda humanitária às comunidades afetadas”, ressaltou o prefeito.
Santa Casa prepara ala para atendimentos emergenciais
Após fazer uma averiguação nos principais pontos com risco de inundações do município, o Cruz esteve na Santa Casa de Jaguarão, ainda na manhã de hoje (7), onde, juntamente com a gestora Luisiane Costa Pinto, vistoriou a ala destinada ao atendimento emergencial em razão das chuvas.
A ala está preparada para receber pacientes emergenciais, como também internações sociais que venham a ser necessárias nesse período.
*Com informações da Assessoria de Imprensa