Jaguarão recebe o Fogo Simbólico da Pátria

Fogo percorreu diversas vias do município e permanecerá em exposição até o dia 7 de setembro. (Foto: Divulgação

Integrando as atividades alusivas ao dia da Independência, na manhã de quarta-feira (23), o 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMEC) realizou a cerimônia de recepção da “Chama da Pátria”.

O ato, que foi realizado em parceria com Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Desportos e coordenado por representantes da Seção Porto Alegre, da Liga de Defesa Nacional aconteceu pelas ruas de Jaguarão até a frente do regimento com uma corrida.

A centelha chegou à cidade de Jaguarão conduzida por uma viatura da Força Aérea e guarnecida por integrantes da Liga de Defesa Nacional. A partir do trevo de acesso à cidade, ocorreu a transferência da Chama, onde a mesma passou a ser conduzida pelo Soldado EV Marcelo Henrique Soares, do 2º Esquadrão CMec, que passou a tocha para os alunos de escolas municipais, que se destacaram nos jogos esportivos escolares de 2023, promovido pela Secretaria Estadual de Educação. Durante o trajeto da entrada da cidade até o quartel, houve um revezamento entre os alunos, que percorreram cerca de 2 km, escoltados por uma viatura do Corpo de Bombeiros.

Finalizando, os alunos Andrei Gonçalves Feijó, da Escola Marcílio Dias, e Luís Fabiano Pinto Vasques, da Escola Fernando Corrêa Ribas, integrante do Projeto Força no Esporte (PROFESP), desenvolvido pelo 12º RCMEC, realizaram a entrega da Chama da Pátria para o Tenente Coronel Igor Pie de Souza Pinguelli, Comandante da Unidade que, diante da tropa perfilada, de autoridades civis, representantes de entidades de classes e do público em geral, sob canções entoadas pela Fanfarra do Regimento, realizou o acendimento oficial do “Fogo Simbólico da Pátria”.

O fogo deverá permanecer em frente ao aquartelamento, a fim de que a comunidade possa contemplá-lo até o dia 7 de setembro de 2023, quando, então, ocorrerá o ato de extinção do Fogo Simbólico e o encerramento das atividades comemorativas à independência de nossa Pátria.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome