Uma parceria entre a Prefeitura e a Unidade dos Correios em Jaguarão possibilitou a confecção de Cadastro de Pessoa Física (CPF) a pessoas em vulnerabilidade que ainda não possuíam o documento.
A iniciativa foi construída, entre o prefeito Rogério Cruz (MDB), o vereador Fred Nunes (PSB) e o gerente dos Correios em Jaguarão, Paulo Roberto Meireles.
A necessidade da iniciativa havia sido apontada pelos agentes públicos, vindo a refletir numa ação desenvolvida pelo Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAPS), que concluiu um trabalho de revisão cadastral dos indivíduos das áreas que possuem cobertura dos agentes comunitários de saúde (ACS).
Na ocasião, notaram que havia vários indivíduos sem o documento, seja por dificuldade financeira de fazer ou retirar uma nova via.
Diante disso, o DAPS, em conjunto com os agentes comunitários de saúde, identificou as pessoas mais carentes com falta deste documento e criou uma lista, que foi entregue ao prefeito, que buscou parceria da unidade dos Correios no município.
O processo de emissão desta primeira lista está em andamento e em breve será concluído.
Conforme o diretor do DAPS, Leonardo Terra Kerchiner a iniciativa é apenas para pessoas em estado de extrema pobreza e que não possuem o documento. Segundo ele, os interessados devem procurar seu ACS para mais informações.