Os jaguarenses comemoraram, no domingo (8), a entrega da primeira parte da obra da Igreja Imaculada Conceição. Na ocasião, foi realizada uma missa festiva e, na sequência, um abraço em torno do templo azul, como a comunidade chama a igreja.
Considerado um dos pontos turísticos do município, a Igreja Imaculada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estava fechada desde 2017 e, agora, conta com um telhado novo.
A obra, orçada em mais de R$ 1 milhão, teve início no dia 3 de setembro de 2023, e foi idealizada pela empresa Perene, sob a coordenação da arquiteta Simone Neutzling, contando com a mão de obra de Sandro Mendes da Silva e o seu filho Nitai.
Segundo o casal Simone Braga Silveira de Ávila e Régis Soares, coordenadores do restauro da Igreja Imaculada Conceição, a primeira etapa da obra começou com os recursos da comunidade, através de rifa, do Brique da Imaculada e doações. Posteriormente, o projeto contou com recurso dos patrocinadores, por meio da Lei de incentivo à Cultura (LIC) e dos Supermercados Paraíso, Lojas Quero-Quero, Supermercado Tradição e Supermercado Povão. Também contaram com o apoio da empresa Madeirão, que fez a doação de uma madeira essencial para o restauro.
Rosane Delelis, coordenadora da paróquia, ressaltou que a obra enfrentou dificuldades no começo, mas que foram superadas. “Graças a Deus estamos evoluindo, passo a passo, com a ajuda de todos, da comunidade, das pessoas de Jaguarão, para realmente salvar a Igreja Azul. Foi uma missão nos dada pelo padre Waldeir, que continua rezando e torcendo por nós e por este restauro, que está sendo muito gratificante e uma grande benção nas nossas vidas. Agradecemos muito a Deus e a Nossa Senhora por este grande momento”, afirmou.
A próxima etapa da obra comtempla o restauro do estuque, forros, da torre até o sino e também da parte elétrica. O projeto já foi aprovado pela LIC e os trabalhos iniciarão em janeiro de 2025. “Com muita esperança e fé terminaremos em dezembro de 2025 para a Novena da Nossa Senhora Imaculada Conceição”, finaliza Simone.