No domingo (3), a comunidade católica do município se reuniu para celebrar o início da primeira etapa do restauro da Igreja Imaculada Conceição. O ato foi marcado por uma missa pela manhã.
Simone Silveira de Ávila Grassi e Régis Grassi foram convidados pelo Padre Waldeir da Paixão, que estava à frente do processo e da paróquia, para serem coordenadores do restauro. Segundo eles, essa primeira etapa será feita toda com dinheiro de Jaguarão, através de empresários e comunidade que abraçaram a causa. “O dia de hoje emociona a todos, estamos dando o tão sonhado primeiro passo para reerguer nossa igreja e com isso poder novamente receber nossos fiéis aqui”, disseram.
Simone promoveu agradecimento aos Supermercados Paraíso, Grupo Quero Quero, Carlinhos Tradição Supermercados e Supermercados Povão, que destinaram recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “Agradeço também as senhoras Anna Luiza Dutra da Silveira, Neli Beltrame e Maria Eva Rocha, representando toda a comunidade católica que não vem medindo esforços com a realização de brechós permanentes e brindes”, destacou.
Com o projeto idealizado pela arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cutural, a obra está estimada em R$ 999.596,07 e contemplará a recuperação das estruturas de madeira de sustentação do telhado e das telhas cerâmicas originais, a instalação de chapa de subcobertura para proteção contra infiltrações e a recomposição do sistema de escoamento pluvial com a instalação de novas calhas, rufos e tubos de queda.
A restauração da Igreja Imaculada Conceição em Jaguarão trará benefícios econômicos para a cidade, pois prevê a contratação de mão de obra local para diversas atividades culturais.
Além da restauração em si, haverá a contratação de profissionais para educação patrimonial e qualificação de eventos, que podem contribuir para o turismo local. As práticas de educação patrimonial colaboram para a sensibilização cultural da comunidade, o que promove a valorização do patrimônio e aumenta o turismo na cidade, impactando positivamente outros setores econômicos locais.
Histórico
Com uma arquitetura única a Igreja Imaculada Conceição foi construída entre os anos de 1909 e 1913, é um exemplo de arquitetura eclética do final do século XIX e início do século XX. O interior é composto por elementos arquitetônicos, históricos e artísticos, como mármore, gradil, escaiolas e ladrilhos hidráulicos, mobiliário, imagens sacras e documentos históricos. A torre central e a rosácea centralizada na fachada principal complementam e tornam um marco visual da cidade.
Além de um templo religioso, a Igreja é também um tesouro cultural. Reconhecendo seu valor histórico, artístico e cultural, ela foi tombada em 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como parte do Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão, recebendo proteção rigorosa (nível C1).