
A Câmara de Vereadores de Jaguarão sediou, na noite do dia 6 de junho, uma Audiência Pública para tratar sobre o desenvolvimento de um projeto de esportes no município.
Proposto pelo presidente do Legislativo, vereador Lisandro Lenz (PT), o encontro também contou com a participação da secretária Municipal de Educação e Desporto, Crícia Martins, e do diretor de Esportes, Adão Samarone. Ambos explicaram os artigos e o funcionamento do Conselho de Esportes, como também as ações da Secretaria no apoio às categorias.
Vários segmentos do ramo foram representados na Audiência, propiciando um amplo espaço de discussão, relatos das situações de alguns esportes e sugestões ao projeto, visando adequações na lei. Entre os diversos pontos abordados para os encaminhamentos destaca-se a questão do perfil do Conselho, que além de ser consultivo, como consta no projeto, passe a ser deliberativo, já que é o responsável por definir as políticas públicas, ações, organização de campeonatos e eventos, distribuição de recursos, entre outras demandas que venham abranger o maior número de classes esportivas. Outra questão é a ampliação das representações pelo número de integrantes do Conselho, a criação de uma Secretaria Municipal do Esporte para agilizar mais atividades e permitir uma dinâmica personalizada aos projetos de recursos esportivos, além da divisão do Conselho de Esporte com a criação de um comitê exclusivo para as pautas da Juventude, já que são temas diferentes e podem ser elaborados de forma mais eficaz para atingir o público específico.
A infraestrutura das quadras dos ginásios, como também a criação de espaço aberto para o basquete e campeonatos de xadrez, mais incentivos para as escolinhas de futebol, realização do tradicional Campeonato Varzeano e estrutura do campo futebolístico, como também o suporte para mais projetos esportivos de inclusão social foram outros temas apresentados na Audiência.