Após cinco anos de espera, Jaguarão volta a ter o Mercado Público Municipal. A noite da reabertura contou com a presença de autoridades civis e militares, além da comunidade.
O prefeito Favio Telis (MDB), vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho (MDB), secretário do Desenvolvimento Econômico, Bebeto Neves e secretária adjunta Eliane Schhranck realizaram o descerramento da placa inaugural do local. Em seguida, foi descerrada outra placa, denominando o pátio central como Aldyr Garcia Schlee, contando com a participação da vereadora Mirian Coelho (PT), eleita presidente do Legislativo para 2020.
O prédio, que passou por reforma e restauração, tem dois restaurantes, um bar e cinco salas para comércio e serviços. A obra teve custo aproximado de R$ 5,4 milhões, oriundo do PAC Cidades Históricas. Os trabalhos ficaram parados durante um ano, em 2015, por causa de problemas em um aditivo de R$ 450 mil. Em junho de 2018, os serviços foram paralisados novamente por problemas na entrega do material de acabamento e na aprovação do projeto de entrada de energia. Após determinação da Justiça, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) analisou o projeto, que foi aprovado no final do ano passado.
O imóvel, construído em 1867 na praça do Desembarque, serviu para comercialização de vários tipos de pescado e demais alimentos da produção local. A obra mantém o estilo colonial português e integra o Patrimônio Histórico do Estado e o Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão, além de ser tombado pela União. A administração do prédio, após licitação, será feita por uma imobiliária local.