
No sábado (16), os irmãos Laura e Enzo Oliveira dos Santos conquistaram o primeiro lugar em Pareja de Folclore Estilizado Juvenil no festival “Salto Danza 2023”, realizado na cidade uruguaia de Salto, fronteira com a Argentina.
A competição é reconhecida pela Confederação Mundial de Profissionais da Dança. A classificação foi conquistada no mês de julho, no Festival “Rio Branco en Danza”. Laura e Enzo representaram a FolkArt Instrutoria Folclórica, de Jagurão, fundada em fevereiro de 2020, que tem como professor Daniel Andrade, referência na Região Sul e Uruguai no folclore latino americano e danças tradicionais gaúchas. Em seu currículo possui muitas premiações em festivais, assim como participações no Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), maior festival de arte amadora da América Latina.
Com a coreografia vencedora em Salto, conquistou pela quarta vez consecutiva a primeira colocação em festivais. A viagem foi em companhia dos pais dos jovens e da delegação da cidade de Rio Branco (UY), de Ana Paula Machado e sua Cia da Dança, também premiada no festival, além do campeão de Malambo, Gonzalo Lugo, do Grupo de Folclore Andanza.
A jovem Laura, de 19 anos, conta que começou a dançar com 8 anos vendo um amigo da família se apresentar e se interessou. Desde então, conforme foi conhecendo a dança, os eventos e as competições, ficou cada vez mais apaixonada. “Essa vitória representa pra mim a oportunidade de dividir minha paixão pela dança com meu irmão. Como temos cinco anos de diferença, eu não imaginava chegar a dividir os palcos com ele. E agora poder competir com uma pareja onde a gente pode colocar nossa conexão e mostrar para as outras pessoas foi maravilhoso”, disse.
O estudante Enzo tem 14 anos e diz que a dança é uma paixão que já está há muito tempo na família. “Quando eu era pequeno não queria dançar. Às vezes tentaram me colocar na invernada, mas não deu certo. Depois de um tempo eu fui. Seguia dançando melhorando e começando a me apaixonar pela dança. Em 2021 comecei a dançar o folclore latino, não apenas o tradicional gaúcho. Cada dia procurando melhorar no grupo juvenil e infantil”.
Ele conta que viu a irmã conquistar três títulos de melhor bailarina, o que também o inspirou. “O bailando un gato surgiu com uma proposta de dançar no festival Rio Branco em Dança, que eu já sabia a coreografia e ela não. E com quatro dias de ensaio ela pegou a coreografia”, destaca.
Próximos passos
O grupo FolkArt se prepara para festivais competitivos nos meses de outubro e novembro, nas cidades uruguaias de Vergara e Rio Branco. Nos dias 2 e 3 de dezembro, realizará, em parceria com o grupo adulto Espuela & Pañuelo, o Festival Pampeano, que será realizado no Theatro Esperança, em Jaguarão, reunindo grupos do Brasil, Uruguai e Argentina.