Jaguarão: Instituto Maktub é selecionado em editais de Cultura e Educação para projetos sociais de dança

Desde o início do ano, o Instituto tem se dedicado a estruturar e executar as práticas, contratando a equipe administrativa e docente, além de divulgar o curso e editais. (Foto: Divulgação)

O Instituto Cultural e Esportivo Maktub, localizado na fronteira Brasil-Uruguai, comemora uma dupla conquista: a seleção no edital Olhos D’água, do Ministério da Cultura, e no edital de Cultura e Educação, da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Com esses recursos, o Instituto está desenvolvendo dois projetos impactantes na área da dança, voltados para a inclusão e o enriquecimento cultural da comunidade local.

Curso Livre de Danças Étnicas: Horizontes Ampliados

O projeto “Curso Livre de Danças Étnicas em Jaguarão – Horizontes Ampliados” foi um dos selecionados pelo edital Olhos D’água e já está em andamento desde janeiro, tendo como objetivo promover as danças étnicas e fortalecer a cultura local através de atividades educativas na arte da dança.

Desde o início do ano, o Instituto tem se dedicado a estruturar e executar as práticas, contratando a equipe administrativa e docente, além de divulgar o curso e editais de seleção em rádios locais do lado brasileiro e do Uruguai, bem como em suas redes sociais.

Após a liberação dos recursos em maio, iniciaram as aulas presenciais e na modalidade EaD para a turma de 20 pessoas matriculadas, incluindo brasileiros e uruguaios, totalmente gratuitas e com auxílio estudantil de R$ 200 para quem atingir a frequência mínima de 75% mensalmente.

O curso inclui oficinas práticas de dança clássica, urbana e moderna. Para apoiar as vítimas das enchentes de maio no RS, os alunos realizaram um festival solidário, que resultou na arrecadação de mais de R$ 10 mil. O montante foi doado para grupos, escolas e bailarinos atingidos. Além disso, foram realizadas aulas práticas e atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, consolidando o curso como um espaço de aprendizado e intercâmbio cultural.

O mês passado foi marcado pelo Aulão de bombo leguero, atividade que fez parte do calendário de comemoração do Julho Cultura Viva; e pela Semana de Imersão em Dança no Festival de Joinville, na qual a turma teve a oportunidade de vivenciar o maior festival de dança do mundo durante quatro dias. A alimentação, hospedagem e o transporte foram custeados pelo projeto.

Em agosto, o grupo participará do Maktub FestShow com uma orquestra árabe vinda diretamente da Argentina, como também de oficinas com professoras de danças árabes do Uruguai e Argentina.

Projeto Novos Horizontes: Bolsas de Estudos em Dança

Além do sucesso no edital Olhos D’água, o Instituto Maktub foi contemplado pelo edital de Cultura e Educação da Secretaria Estadual de Cultura do RS com o “Projeto Novos Horizontes – Bolsas de Estudos em Dança”. A proposta, em atividade desde 2012, oferecia até 20 bolsas de estudos para alunos de dança por anos, com foco na inclusão e acessibilidade. Foi o embrião do projeto Ampliando Horizontes e, agora, poderá aumentar a oferta para até 40 bolsas.

Em maio, os recursos foram utilizados para adquirir um sistema de audição assistida, garantindo a acessibilidade de pessoas com baixa audição, incluindo ainda uma cadeira escaladora para pessoas com deficiência motora e abafadores de ruídos para pessoas com autismo. A divulgação do projeto foi ampliada com banners e cartazes nas escolas e na universidade local, além de impulsionamentos nas redes sociais.

O projeto continuou a expandir suas atividades, adquirindo um projetor multimídia e preparando a retomada das aulas para o segundo semestre. A abertura de mais inscrições para novas vagas de bolsas integrais reflete o compromisso do Instituto com a educação inclusiva e a promoção da dança como ferramenta de transformação social. Até o momento, 30 vagas estão preenchidas e as inscrições serão aceitas enquanto houver disponibilidade de vagas e recursos.

Impacto e futuro

A seleção em ambos os editais é um reconhecimento do potencial transformador dos projetos desenvolvidos pelo Instituto. Através do “Curso Livre de Danças Étnicas em Jaguarão – Horizontes Ampliados” e do “Projeto Novos Horizontes – Bolsas de Estudos em Dança”, o Maktub está proporcionando oportunidades únicas de aprendizado e crescimento cultural para a comunidade de Jaguarão e região.

Para mais informações sobre os projetos e atividades, acesse os perfis nas redes sociais ou entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome