Jaguarão celebra a Semana da Consciência Negra

Marcha Zumbi e Dandara pelas ruas da cidade fez parte da programação. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de promover a busca por igualdade étnico-racial Jaguarão recebeu diversas atividades para enaltecer a data ao longo da semana.

No domingo (19), aconteceu na Praça do Desembarque, atrás do Mercado Público, o evento “Cultural Ayoluwa” com diversas apresentações culturais. Na segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma homenagem enaltecendo as personalidades negras. Em seguida aconteceu a Marcha Zumbi e Dandara pelas ruas da cidade.

A Semana também contou com palestras nas escolas sobre o tema. “Chegamos à Semana da Consciência Negra e com a dificuldade de conseguir recurso. Se conseguimos em cima da hora é porque temos um representante, um homem preto nos representando. Vemos claramente que no momento parece que tentam travar nossa caminhada, mas tudo é um processo e alcançamos algumas conquistas que devem ser reconhecidas. Jaguarão tem uma história cultural muito forte e acredito que através da educação, da cultura é que conseguiremos vencer o racismo, o preconceito e dar visibilidade para muitos dos nossos e termos um viver melhor pra todos”, ressalta Yalorixá Nice D’Xangô, uma das organizadoras da semana.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome