Grupo de danças folclóricas jaguarense estreia em Rio Branco

Na ocasião, foram realizadas apresentações de danças latinas com a presença ilustre dos consagrados músicos uruguaios Ricardo Canário Martinez e Gonzalo Leivas. (Foto: Divulgação)

O grupo jaguarense de danças folclóricas e tradicionais Fronteras de Libertad fez sua estreia, na noite de domingo (9), em evento realizado pelo grupo Andanza no município de Rio Branco, no Uruguai. Na ocasião, foram realizadas apresentações de danças latinas com a presença ilustre dos consagrados músicos uruguaios Ricardo Canário Martinez e Gonzalo Leivas.

Sobre o grupo

Fronteras de Libertad surge com o propósito de trazer o folclore latino-americano de forma mais inclusiva, abrangendo classes sociais menos favorecidas. Tem parceria com a escola de futebol A.E. Cerro, oferecendo aulas de danças tradicionais gratuitas às crianças e adolescentes da comunidade.

O grupo tem como instrutores de danças Enzo Oliveira dos Santos e Bruno Figueiredo e mentoria nas danças folclóricas do uruguaio Juan Diego Morales, estudante da Escola Nacional de formação Artística Sodré, de Montevidéu, no Uruguai. Morales é atual vice-campeão nacional de malambo do Uruguai, dançarino com experiência em giras internacionais, com premiações em festivais na Bulgária, Chipre, Turquia e Grécia.

Idealizadores do grupo, os empresários jaguarenses Luciano dos Santos e Suniani Oliveira não imaginavam a boa repercussão e apoio que teriam para a execução do projeto. Santos falou surpreso da rapidez de como tudo aconteceu. “Nossa ideia de formação de um grupo era para que nossos filhos, que já estão na dança há mais de 10 anos, tivessem de forma independente a liberdade de participarem de festivais e eventos de dança. Mas o que era algo pequeno, foi crescendo, e dançarinos que já haviam largado os palcos há vários anos retornaram e, com eles, trouxeram outros, então a nossa ideia é a de transformação, poder trazer junto com eles, tantos outros que também tinham o amor pela arte”, ressaltou o empresário.

O grupo Fronteras de Libertad também trabalha com coreografias, que serão apresentadas na avenida 27 de Janeiro durante o Carnaval.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome