*Com informações da Assessoria de Imprensa
Na segunda-feira (11), foi inaugurada a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo federal.
A base está localizada na avenida Luiz Lima de Farias, próximo ao Hospital Nossa Senhora da Glória, referência para o atendimento de urgências e emergências no município. Além disso, conta com profissionais – enfermeiro, técnicos de enfermagem e condutor socorrista – em escala de plantão 24 horas.
Para evitar aglomeração devido à pandemia de coronavírus, estiveram presentes os profissionais que atuarão no Samu, além do prefeito Ildo Sallaberry, vice-prefeito Celso Silveira, secretário de Saúde, Dioner Azambuja, secretário de Administração, Fernando Silveira e servidores da Secretaria de Saúde.
Quando acionar o Samu?
O Samu deve ser acionado em situações, tais como: trauma em vítima de acidente de trânsito; choque elétrico; suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral; intoxicação ou queimadura grave; urgência psiquiátrica; vítima inconsciente; agressão por arma de fogo ou arma branca; e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Todas as chamadas passam pela análise de uma Central de Regulação Médica Regional, que classifica a gravidade do caso e determina a resposta mais adequada para cada paciente. Os transportes que não se tratarem de urgência e emergência deverão ser agendados pelo telefone (53) 3267-2900, no ramal da Secretaria de Saúde, em horário de expediente ou 98465-5200 no horário noturno, feriados e fins de semana.