
Para dar continuidade ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Prefeitura Municipal de Herval contratou nova empresa terceirizada para a administração do programa. O anúncio foi realizado pelo prefeito Ildo Sallaberry (Progressistas), e a secretária Municipal de Saúde, Mariana Araújo, aos colaboradores do SAMU na manhã de quarta-feira (27).
A nova empresa, Fênix Ltda., será responsável pelas atividades de contratação e gerenciamento da equipe técnica do programa e iniciará no município a partir da próxima segunda-feira (1º). Entre as cláusulas do contrato, foi firmada a continuidade dos colaboradores atuais do Serviço, tendo em vista que são profissionais do município.
Apesar da mudança na administração, a população não deve sentir mudanças na prestação do atendimento. A prestação do serviço do SAMU é realizada em casos de urgência, acessada 24 horas por dia, pelo telefone 192 – a ligação é gratuita.
O SAMU deve ser acionado em situações, tais como: trauma em vítima de acidente de trânsito; choque elétrico; suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral; intoxicação ou queimadura grave; urgência psiquiátrica; vítima inconsciente; agressão por arma de fogo ou arma branca; e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.