Herval: Diagnóstico precoce ao câncer de próstata é foco de ação relativa ao mês Novembro Azul

A ação foi dividida em dois dias, com fichas para homens residentes na área urbana e, no dia seguinte, para homens moradores do interior do município. (Foto: Divulgação)

Diagnóstico precoce ao câncer de próstata é foco de ação relativa ao mês Novembro Azul
Cuidar da saúde da população é uma das premissas mais fundamentais da Administração Municipal de Herval. Com esse objetivo, a Secretaria de Saúde está promovendo uma Campanha de coleta de exames de PSA como forma de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, principal foco da Campanha Novembro Azul.

Os exames estão sendo coletados pelo laboratório do Dr. Gelson Domingues, com o apoio da equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde, além de agentes administrativos, de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate à endemias.

O aposentado Omar Pereira Rodrigues (69), foi um dos homens que coletou o exame e reconhece a importância da realização do exame. “É muito importante cuidar da nossa saúde. Eu coleto exames preventivos todos os anos, pois, caso a gente descubra alguma situação, podemos resolver e até curar de forma rápida”, lembrou seu Omar.

Segundo o Secretário de Saúde, Dioner Azambuja, essas ações são muito importante para o rastreio e o monitoramento de pacientes. “Todos os anos em que realizamos as coletas, cerca de 5 pacientes tem o resultado positivo. Com o diagnóstico precoce, conseguimos atender esses pacientes da melhor forma possível”, esclareceu o gestor da pasta.

A ação foi dividida em dois dias, com fichas para homens residentes na área urbana e, no dia seguinte, para homens moradores do interior do município. Os resultados dos exames estão previstos para serem entregues a partir do dia 29 de novembro.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome