Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Piratini participa 47ª ExpoFeira de Herval

A pasta foi representada no evento pelo técnico em Agropecuária César Nunes. (Foto: Divulgação)

O técnico em Agropecuária César Nunes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (SMMADR) de Piratini, participou da 47ª ExpoFeira de Herval, entre quinta (13) e sexta-feira (14) da semana passada, junto a diversas autoridades da Ovinocultura gaúcha.

Durante o evento, Nunes fez parte do julgamento de carneiros e matrizes de várias raças, incluindo raças de lã, duplo propósito e de carne, verificando a qualidade genética e o padrão racial dos animais apresentados, tanto de galpão quanto rústicos.

Na ocasião, foram mantidas conversas com representantes da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação de Ovinocultores e Emater/RS-Ascar, buscando alternativas para a comercialização da lã e da carne ovina.

A certificação da lã foi destacada como uma estratégia importante para melhores salários dos produtores. O tipo de lã certificada é exportado diretamente para o Uruguai através da Barraca Branca Lã, de Santana do Livramento. No entanto, para que esse processo ocorra, é necessário que a esquila siga os padrões de certificação da Arco. Em Piratini, a Comparação do Cerro já possui essa certificação e alguns produtores do município adotaram o procedimento na safra atual.

Segundo o coordenador da 47ª ExpoFeira de Herval, Sérgio Munhoz, a certificação é o melhor caminho para a comercialização das lãs finas, garantindo maior valorização do produto.

Os especialistas apontam também uma tendência entre alguns ovinocultores da região na realização de cruzamentos industriais nos rebanhos, seja em sua totalidade ou em parte, preservando a genética ovina de alta qualidade do Estado. Outros, no entanto, seguem focados na manutenção e aprimoramento das raças puras.

A comercialização de carneiros e matrizes foi outro ponto de destaque na Feira, não apenas pelo alto padrão genético dos animais, mas também pela manutenção dos valores de mercado, mesmo em um período de instabilidade econômica, seguindo uma tendência observada em outras feiras do setor.

O Concurso de Borregas, promovido pela Emater de Herval, contou com mais de 40 lotes de três borregas cada um, reunindo exemplares das raças Merino, Ideal (com maior número de lotes), Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel e Naturalmente Coloridos. Conforme os jurados, o nível dos animais foi extremamente equilibrado, o que dificultou a escolha dos vencedores. Os lotes premiados participarão do Concurso Regional de Borregas, que ocorrerá em 25 de abril, em Herval.

Piratini, por sua vez, participará dos lotes premiados no concurso local do ano passado, gerando grande expectativa, pois os animais foram bem avaliados e receberam muitos elogios. A SMMADR e a Emater de Piratini estão empenhadas em garantir a participação das borregas do município nesse importante evento.

Outro serviço que tem beneficiado os produtores é a micronagem de ovinos, realizada por meio de um convênio com a Arco e oferecida gratuitamente pelo município. Esse serviço tem ajudado os ovinocultores a selecionar os melhores rebanhos, tanto na escolha de novos carneiros quanto na identificação e descarte de matrizes indesejáveis. Dessa forma, os criadores podem acompanhar de perto a evolução genética de suas plantas.

A SMMADR de Piratini segue prestando assistência técnica e apoio aos ovinocultores do município, fortalecendo a cadeia produtiva e contribuindo para o desenvolvimento da Ovinocultura local.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome