Cor, Aroma e Sabor foram os critérios de avaliação do 3º Concurso Municipal de Qualidade do Mel de Herval, realizado na última sexta-feira (6), na sede do Assentamento Santa Alice e teve como anfitriões a Associação São Roque e a Casa do Mel Sabor Nativo.
Organizado pela Emater/RS-Ascar, o Concurso contou com a participação de 16 amostras, sendo três de mel claro e 13 de mel escuro. O corpo de jurados, composto por representantes da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, e de entidades parceiras (Banrisul, Sicredi, Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Herval (Acias) e Solar dos Pampas), analisaram as amostras, chegando aos quatro melhores colocados, que representarão o município no 5º Concurso Regional de Qualidade do Mel, realizado em Morro Redondo.
O concurso foi prestigiado pela comunidade local e por apicultores de outras localidades que estavam concorrendo com amostras de mel, além do prefeito e do vice-prefeito, Ildo Sallaberry (Progressistas) e Celso Silveira, do secretário Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Itamar Pereira, do presidente da Acias e vereadores.
Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar de Herval, Jonas Jurandir Kurz Radtke, o município tem grande potencial apícola, com uma variedade botânica muito diversa e também conta com algumas espécies exóticas, garantindo boa produção. Radtke lembra ainda que no último concurso regional o município de Herval ficou em 1º lugar na categoria mel escuro.