Herval teve o decreto de situação de emergência por estiagem homologado pelo governo do Estado na última semana, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O reconhecimento do decreto municipal foi publicado na segunda-feira (31), juntamente com outros municípios gaúchos, como Canguçu.
Os prejuízos com a estiagem no município já ultrapassam R$ 50 milhões, segundo estimativa da Secretaria de Agropecuária. De acordo com o relatório da pasta, a cultura mais afetada foi a da soja, devido ao maior número de hectares plantados, além de prejuízos na pecuária de corte e leiteira.
Com o decreto homologado, os órgãos regionais e estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), sediados no território do estado, ficam autorizados a prestar apoio suplementar ao município afetado. Além desse fator, com a homologação, os produtores podem solicitar a quitação de empréstimos e financiamentos de cunho agrícola e/ou qualquer tipo de cultura ou meio de sustento.




