Herval é contemplado no programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural

Informação foi divulgada pelo coordenador regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Anibal Ribas, ao prefeito em exercício Celso Silveira (PP). (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Herval)

Herval foi contemplado no Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural com a construção de açudes e de poço artesiano completo nas áreas rurais do município. A notícia foi entregue pelo coordenador regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Anibal Ribas.

O programa Avançar, do governo do Estado, prevê o investimento nas áreas rurais dos municípios e nos pequenos agricultores, auxiliando no desenvolvimento das áreas. A administração municipal solicitou adesão a esse programa em dezembro de 2021.

Com o programa, será feita a construção de até 10 açudes, com dimensão aproximada de 1.600 m³ cada, contribuindo para que os produtores possam irrigar as áreas de plantio, garantindo a produtividade durante o ano todo e diminuindo as perdas em períodos de estiagem. Além disso, também será realizada a perfuração de um poço artesiano completo. A previsão é que seja construído no Assentamento 18 de Maio, localidade distante cerca de 50 km da sede do município, e que abriga 76 famílias, cerca de 210 pessoas, que enfrentam diariamente os problemas oriundos da escassez de recursos hídricos.

O município registra, frequentemente, fenômenos climáticos adversos, como a estiagem, situação que levou a Prefeitura a decretar estado de emergência no início de janeiro. Esse cenário amplia consideravelmente os desafios e as demandas da zona rural, causando perdas na produção pecuária e nas lavouras.

Segundo o prefeito em exercício, Celso Silveira (PP), com esses projetos será possível amenizar esses cenários no futuro, porém eles ainda não atende toda a demanda necessária. “Agradecemos a inclusão do município de Herval no programa, pois todos os projetos que auxiliam a nossa comunidade devem ser comemorados, no entanto, seguimos batalhando e trabalhando para que outros projetos cheguem ao município e possam aliviar a situação enfrentada”, relatou Celso.

A previsão é que o convênio seja assinado junto à secretária Estadual da pasta, Silvana Covatti, no próximo mês. Serão disponibilizadas 240 horas/máquina, sendo de responsabilidade e gerenciamento do município a construção e qualificação da distribuição, através de rede de água, objetivando o atendimento das famílias beneficiadas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome