Herval comemora 199 anos com programação especial e projeta expectativas para o bicentenário

Município, de 6,1 mil habitantes, tem nome derivado da erva-mate, abundante na época da colonização. (Foto: Karoline Peter/Prefeitura Municipal de Herval)

Cada vez mais próximo de seu bicentenário, o município de Herval comemora seus 199 anos de elevação à Freguesia na próxima quinta-feira (18). Para celebrar o aniversário da cidade, a Prefeitura organizou uma programação especial com o tradicional Rodeio Internacional de Herval, desfile de cavalarianos, shows e outras atrações.

Com o nome em referência à erva-mate, muito abundante na região na época de sua colonização em 1791, Herval é o povoado mais antigo do então município de Rio Grande, que antes abrangia toda a Região Sul do estado. A data de aniversário da cidade faz alusão ao dia em que a Sentinela da Fronteira foi elevada à Freguesia, em 18 de janeiro de 1825. O município, que assumiu essa denominação em 1938, conta atualmente com 6.191 habitantes, de acordo com dados do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre 2023, a administração afirma que foi um ano positivo, apesar de desafiador. Entre os impasses enfrentados pelo município no ano passado, o vice-prefeito e prefeito em exercício Celso Silveira (Progressistas), cita o corte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com redução de repasses aos municípios, e as condições climáticas, as quais geraram algumas despesas extraorçamentárias. Porém, os investimentos no município continuaram mesmo com as dificuldades. Silveira relembra as obras de pavimentação, reformas de prédios, como o da Unidade Básica de Saúde e o Ginásio de Esportes, assim como a revitalização da Praça Central, que ainda está em andamento.

Vice-prefeito e prefeito em exercício, Celso Silveira (Progressistas), celebra os avanços obtidos pela gestão. (Foto: Karoline Peter/Prefeitura Municipal de Herval)

“Herval segue evoluindo. Estamos trabalhando muito, vencemos 2023 e entramos em 2024 com as contas em dia, equipe motivada, da mesma forma que entramos na administração municipal. Esperamos ter um 2024 com prosperidade e muito trabalho!”, projeta o prefeito em exercício.

Para celebrar essas e outras tantas conquistas de Herval, a Prefeitura realizará a programação de 199 anos do município. Para Silveira, essa data é de extrema importância para a cidade e para a população do município. “Comemoramos toda a história que tivemos, dos nossos antepassados que fundaram o município de Herval e, por isso, é um marco que todos os hervalenses gostam de celebrar”, explica.

Para marcar mais um ano de história contará com uma programação que terá início já neste domingo (14), com a chegada da 27ª Cavalgada da Integração, às 19h, no Parque do Sindicato Rural.

Já na quarta-feira (17), véspera do aniversário, as comemorações serão realizadas na Chácara do CTG Minuano, a partir das 22h, com a Etapa Herval do Miss Integração 2024, que decidirá a representante municipal no Concurso Miss Integração Brasil/Uruguai. À meia-noite, será cantado os parabéns ao município, seguido do show do Expresso da Vaneira, com entrada mediante 1 kg de alimento não-perecível.

No dia 18, a programação municipal acontece no parque Aquático Sirnei Andrade Castro, a partir das 15h, com brinquedos infláveis e show do cantor Henry Oppelt. As atividades continuam no Parque do Sindicato Rural com a recepção do Desfile de Cavalarianos, às 18h. O município também realizará o XXIII Rodeio Internacional de Herval, evento tradicional das comemorações de aniversário da cidade, que será realizado entre os dias 17 e 21 de janeiro.

Com a aproximação do bicentenário, as expectativas para o próximo ano também se fazem proporcionalmente maiores. Para Silveira, o sentimento de ver Herval completando seus 200 anos será inexplicável. “Comemorar 199 anos, já está sendo emocionante. É um sentimento maravilhoso, tanto do Executivo, como da comunidade. E para celebrar esse marco histórico dos 200 anos, independente da administração que estiver à frente, tem que ser uma programação diferente e maior. Toda a população já está na expectativa para esse momento!”, finaliza.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome