Prefeitura de Herval promove dia dedicado às mulheres hervalenses

Mais de 350 mulheres, vestidas de amarelo, com a camiseta do evento tiveram um dia cheio de atividades. (Foto: Karoline Peter/Prefeitura Municipal de Herval)

Um dia inteiro dedicado a celebrar e valorizar a mulher hervalense. Assim foi a quarta-feira (22), com a realização da Festa das Mulheres, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A ação promovida pela Prefeitura de Herval teve como tema “Abrace a si mesma, abrace o amor, abrace a vida”.

Na ocasião, mais de 350 mulheres, vestidas de amarelo, com a camiseta do evento tiveram um dia cheio de atividades, através de uma programação extensa, pensada especialmente para que o público feminino presente interagisse com as palestras e dinâmicas oferecidas ao longo do dia, que ainda teve sorteio de brindes, doados pelo comércio local, coffee breaks, um delicioso almoço e bolo ao final do evento.

A programação iniciou com a abertura oficial do evento, com a participação do prefeito Ildo Sallaberry (Progressistas), do vice-prefeito Celso Silveira (Progressistas), da secretária de Assistência Social, Daiane Rodrigues, e da adjunta, Janice Botelho; das secretárias Municipais; da presidente da Câmara de Vereadores, Denise Silveira, da coordenadora do CRAS, Angelisa Veleda, e do padre da Igreja Matriz São João Batista, Irineu Zattera.

Evento contou com diversas atividades especialmente planejadas. (Foto: Karoline Peter/Prefeitura Municipal de Herval)

Durante os discursos de abertura, a Secretária de Assistência Social explicou sobre o tema escolhido para essa edição. “Abrace a si mesma foi o tema definido para esse ano para que a gente pensar melhor em nós mesmas, pra gente se abraçar e abraçar a nossa vida e o amor próprio”, declarou. Em um ato simbólico, a Secretária ainda convidou todas as presentes para que se abraçassem.

O padre, Irineu Zattera, falou sobre a importância de um dia dedicado para as mulheres. “É muito importante estarmos aqui para celebrar esse dia. Todos nós fomos criados por uma mulher, mas, infelizmente, ao crescer, muitos acabam reproduzindo atitudes incorretas e se esquecem que nasceram através de uma mulher. Então, por isso, a importância desse dia, de celebrar as mulheres”, ressaltou o Padre, finalizando seu discurso dando a benção a todas as mulheres presentes. A Presidente da Câmara de Vereadores, Denise Silveira, também fez o uso da palavra. “Ainda hoje, infelizmente, as mulheres são consideradas um subgrupo humano. Nós temos um machismo estrutural e que a gente, no dia a dia, não se dá conta e que isso precisa ser mudado. Homens e mulheres precisam fazer esse exercício para mudar. Que hoje seja um ótimo de trabalho, de estudo e de mudança”, destacou.

O vice-prefeito, Celso Silveira também destacou a importância do dia. “A mulher não tem lugar, o lugar é onde ela quiser estar. Hoje é um dia muito especial, apesar de todos os dias serem dia das mulheres. Estamos muito felizes de estarmos aqui para mostrar que vocês merecem todo o nosso carinho e nosso respeito. Parabéns para todas vocês”, valorizou Celso. Finalizando a abertura, o Prefeito, Ildo Sallaberry, destacou que todos são iguais e devemos respeito. “A gente tem todos os mesmos objetivos, de trabalhar, estudar, de ser feliz e vibrar junto com a sociedade“, encerrou, agradecendo a presença de todas no evento. “Muito obrigada a todas vocês que estão aqui em um dia para se divertir e se abraçar”.

Após a abertura oficial, a programação iniciou com um Teatro sobre a Violência Contra a Mulher. Com o objetivo de alertar as mulheres presentes sobre a violência, que muitas vezes não são identificadas, o Teatro reproduziu diversas situações de violência que acometem, infelizmente, muitas mulheres ainda nos dias de hoje. O Teatro foi protagonizado por servidores das Secretarias de Assistência Social e de Saúde. Para oferecer informações de denúncia em casos de violência, a escrivã da Polícia Civil de Herval, Tamira, destacou como podem ser realizadas as denúncias. “Em casos que a violência esteja ocorrendo no momento, disque 180 e acione a Brigada Militar. Mas vocês também podem denunciar ao Ministério Público, à Justiça ou outro órgão de proteção às mulheres, e solicitar apoio”.

Outra palestra importante, sobre o Março Lilás, mês de combate ao câncer de colo uterino, foi realizada, pela médica Gilda Silva, da Secretaria de Saúde, oferecendo informações de prevenção e de diagnóstico. Neste sábado (25) haverá o Dia D da campanha, com a realização do exame preventivo da doença, conhecido como papanicolau. Durante a tarde, a programação continuou com a apresentação dos grupos formados pelas oficinas do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), de Canto, Dança e o Coral, que realizou sua primeira apresentação e encantou a plateia.

A programação ainda teve outras duas palestras durante a tarde. “O Feminismo como instrumento de conquistas”, com a advogada e Presidente da Câmara de Vereadores, Denise Silveira, que tratou sobre as mudanças que o feminismo trouxe para a sociedade, resgatando a história das conquistas das mulheres, como a conquista do voto em 1832. A outra palestra foi sobre “O poder da atividade física no empoderamento feminino”, com a fisioteraupeta, Roxana Wilhelnsen, destacando que a atividade física é essencial para a saúde e para a vida das mulheres, que desafiou as presentes a realizarem pelo menos 30 minutos de ativdade física diária. A animação final da Festa das Mulheres ficou por conta da cantora Marcy Corrêa, que encerrou o dia colocando as mulheres para dançarem, se divertirem e relaxarem.

Fátima Alves foi uma das mulheres que tiveram um dia especial. Ela relatou a experiência como um momento único e inesquecível. “A Festa foi muito boa, divertida e as palestras tiveram muitas informações e podemos aprender várias coisas”, destacou. “É a primeira vez que eu participo, mas se tiverem outras com certeza estarei presente”, destacou Fátima, que é morada da comunidade São Virgílio. O evento, que teve o objetivo de empoderar as mulheres hervalenses, fazendo com que elas possam ter um momento próprio seu, foi considerado um sucesso pela Administração Municipal.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome