Herval: Reunião trata sobre a contratação de médicos estrangeiros

Represantes de municípios da região também participaram. (Foto: Divulgação)

Uma importante demanda foi tratada na manhã de terça-feira (24) entre representantes de municípios da região e do Vice-Consulado do Brasil no Uruguai.

Com a carência de médicos que atuem na região, autoridades municipais, como o prefeito Ildo Sallaberry (Progressistas), a secretária de Saúde, Mariana Azambuja, o presidente do Hospital Nossa Senhora da Glória, Alfeu Fernando Pereira, e o diretor da instituição, Dioner Azambuja, estiveram em Rio Branco, na sede do Vice-Consulado para tratarem a respeito da possibilidade de contratação de médicos uruguaios para atender os municípios.

Os representantes foram recebidos pelo vice-cônsul Aluísio Moura. A agenda foi idealizada pelo Executivo de Herval e contou com a parceria de municípios como Pinheiro Machado, através do prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), e do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), representado pela secretária-executiva Liziane Jardim, devido à necessidade dessa alternativa de contratação para garantir a oferta de cuidado na Atenção Primária de Saúde, considerando que os municípios estão localizados em faixa de fronteira com o Uruguai, o que facilitaria a chegada desses profissionais.

Em Herval, através do Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios para Prestação de Serviços de Saúde, firmado entre os países em 2010, dois médicos já exercem o trabalho no Hospital Nossa Senhora da Glória e o município deseja oficializar a contratação desses profissionais para que atuem, também, de forma regular no serviço de Atenção Primária de Saúde.

A demanda será, agora, apresentada para o Ministério da Saúde brasileiro, para o cumprimento da contratação dos médicos uruguaios pelos municípios fronteiriços.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome