A noite de sábado, 23 de julho, foi de comemorações em Herval. Isso porque a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACIAS) reuniu seus associados, autoridades e comunidade em geral para comemorar o aniversário de 25 anos de atuação no município.
Fundada em 22 de julho de 1997, a entidade mantém um princípio desde a sua fundação: o da união. Essa é a palavra-chave, visando à unificação de todos os comércios e empresários hervalenses. Em sua história, a entidade já comemorou diversas conquistas e, agora, celebrou o marco de 25 anos de luta pelos direitos e o fortalecimento do comércio local.
O evento teve a sua abertura oficial com a participação das autoridades, como o presidente, Jorge Luiz Cardoso; os vice-presidentes, Luciele Alves (Agronegócio), Fernando Silveira (Indústria) e Paulo César Carvalho (Comércio e Serviços); o vice-prefeito, Celso Silveira (PP); o vereador, Paulo Coelho (PDT); o diretor da Agenda BiNacional Brasil-Uruguai, Rafael Leitte, e o diretor de Planificação do Departamento de Trinta y Três, José Amaro.
O Presidente da ACIAS, gestão 22/23, Jorge Luiz Machado Cardoso, realizou o seu discurso e comentou sobre as próximas ações que estão sendo planejadas para o fortalecimento do comércio local. “A diretoria já está planejando os próximos passos, formatando cursos com foco no atendimento ao cliente, uma das principais reivindicações dos nossos Associados, e também nossa sede própria”, contou, acrescentando: “A ACIAS é os Associados, que fazem a nossa história. Então, parabenizo cada um por essa data”.
Após a solenidade, o evento contou com a palestra “Liderança: Processos e Pessoas”, ministrada pela professora Alice Maria Szezepanski, atual coordenadora da 5º Coordenadoria Regional de Educação, que trouxe e debateu temas importantes para o processo diário das empresas. “Todos vocês aqui tem um propósito. Não se faz nada na vida, que seja bem feito, se não pensarmos pra que a gente está fazendo e qual a relevância que isso tem na vida do outro. Tudo que a gente faz tem impacto na vida de outra pessoa”, analisou a palestrante.
O evento também contou a realização de um Leilão Solidário, para a arrecadação de verba que será destinada integralmente ao instituto Lar do Idoso. Com prêmios doados pelo comércio Associado, o Leilão foi conduzido pelo leiloeiro João Nilton Noda, ao estilo americano, ou seja, os voluntários pagavam pelo lance dado pelo produto. Ao todo, os cinco prêmios arrecadaram o montante de R$ 1.800.
Enquanto o jantar estava sendo servido, o evento contou com a animação do músico, Ricardo Soares. O tradicional parabéns foi cantado pelos associados, celebrando esse marco importante para a entidade, na presença daqueles que fazem a história dela. Após a solenidade, ainda foram sorteados diversos brindes.