Prefeitura de Herval inaugura Museu Municipal Professor Osmar Hences

O museu tem a missão de promover a valorização da História, da Educação e do Patrimônio Cultural e Natural de Herval. (Foto: Divulgação)

De forma a relembrar e perpetuar a história hervalense, como valorização da nossa população e das vivências dos antepassados, a Prefeitura de Herval realizou, na noite dessa sexta-feira (10), a inauguração do Museu Municipal Professor Osmar Hences, em cerimônia restrita às autoridades e transmissão ao vivo pelo canal oficial da Administração.

Inaugurado com o Programa de exposições “De gente que é gente”, alusão ao trecho do Hino de Herval, o implementação do Museu reforça o reconhecimento da dignidade humana e induz a promoção da cidadania, valorizando todas “as gentes do Herval” como protagonistas da história. O Programa retrata três exposições: Retrospectiva Histórica: Memórias de Herval, Retrospectiva Escolar: memórias da Educação e o Inventário Fotográfico do Patrimônio Cultural e Natural de Herval.

As duas primeiras exposições são físicas e já estão disponíveis para apreciação e visitação no local, já o Inventário Fotográfico tem seu lançamento previsto para dia 18 de janeiro de 2022. A apresentação das exposições “Retrospectiva Histórica: Memórias de Herval” e “Retrospectiva Escolar: memórias da Educação” foi realizada por seus curadores e membros da Comissão de Implantação do Museu Municipal, Rubens Machado e Edisa Silveira, respectivamente.

Com a missão de promover a valorização da História, da Educação e do Patrimônio Cultural e Natural de Herval para garantir o direito às memórias, o respeito à diversidade cultural e a universalidade de acesso aos bens culturais e patrimoniais, o Museu Municipal está localizado no Casarão de Herval, sede das Secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e de Educação, prédio construído no ano de 1923, por Guilhermina da Silva Vaz, e que também já foi sede do Jornal O Herval.

O Diretor do Museu e Museólogo Responsável pela implementação, Heron Moreira, falou sobre a emoção de viver esse momento importante. “Hoje se torna real o sonho de um museu em Herval. Sabemos que o Museu é um processo contínuo e dependente da comunidade, então é importante a participação da população para que esse espaço permaneça vivo, fazendo um trabalho de resgate da memória e da história dos cidadãos hervalenses”, declarou Heron.

A valorização da história sempre foi muito importante para a Administração Municipal, como destacou com emoção o Prefeito Ildo Sallaberry. “O Museu está iniciando pequeno, como nosso Herval é pequeno, mas rico em história, que é de extrema importância para nós, para a região, para o Estado e até para o País”, enfatizou o Prefeito.

A partir dessa segunda-feira (13), o Museu Municipal de Herval Professor Osmar Hences estará aberto à comunidade hervalense, visitantes e apreciadores da história do município, durante todos os dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O evento de inauguração do Museu Municipal de Herval Professor Osmar Hences foi uma realização da Prefeitura Municipal de Herval, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, com financiamento da Corsan – Evoluir nos define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas façanhas.

A cerimônia também contou com a presença do Vice-Prefeito, Celso Silveira, dos Secretários de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Anita Hoffmann, de Agropecuária, Valmir Miliorança, de Assistência Social, Daiane Rodrigues, de Educação, Edisa Silveira, da Fazenda, Luis Antonio Saraiva, de Planejamento, Luis Antonio Veleda, e de Saúde, Dioner Azambuja, do Gestor da Unidade da Corsan em Herval, Marcos Alfredo Leite, dos membros da Comissão de Implantação do Museu Municipal, Alexandre de Moraes, Dário Milech e Luiz Oliveira, dos servidores da SCTEL, e da companheira de vida do homenageado, Cátia Gonçalves.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome