Um desfecho inusitado aconteceu na partida que seria disputada entre Cerrito Futsal e URF VAZIN de Rio Grande, no último sábado (20), pela 5ª rodada da competição da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), no ginásio Três de Abril, em Pedro Osório.
Um problema mecânico no veículo que transportava o time do URF para o jogo foi relatado à equipe de arbitragem e da FGFS. Por sua vez, o Cerrito Futsal se apresentou no prazo estipulado e, durante conversa com a arbitragem, decidiu aguardar os adversários pelo tempo de tolerância de 15 minutos previsto no regulamento. O que ocorreu é que às 20h15, o árbitro principal da partida, Rafael Aires Vieira, juntamente com o segundo árbitro, João Paulo Castro Azevedo, apitaram o fim da partida. Contudo, 4 minutos depois, a equipe da URF chegou ao ginásio, o que gerou polêmicas e tensão no local.
A súmula da partida foi publicada pela FGFS somente na segunda-feira (22), depois das 17h, relatando a versão da equipe de arbitragem.
Já a equipe rio-grandina usou seu perfil oficial para falar sobre o ocorrido ainda na noite do sábado. “A URF lamenta profundamente o desfecho da partida dessa noite que seria realizada em Pedro Osório diante ao Cerrito Futsal. Mesmo tendo comunicado a Federação Gaúcha de Futebol de Salão de um problema mecânico no ônibus que transportava nossa delegação e o delegado de arbitragem ter orientado para que de qualquer forma fôssemos para o ginásio que haveria partida, o jogo foi encerrado. Destacamos que fizemos todo o esforço possível para que chegássemos o mais rápido possível no ginásio, inclusive com a viabilização de um outro ônibus. Nossa delegação desembarcou no local da partida dezoito minutos após o horário previsto, ou seja, três minutos depois do tempo de tolerância. Mesmo assim, não houve qualquer tipo de bom senso com o problema que enfrentamos, fato que amanhã ou depois, poderá atingir qualquer outra agremiação. Agradecemos ao público dos municípios de Pedro Osório e Cerrito que entenderam a situação e aplaudiram nossos atletas na saída do ginásio. De qualquer forma estaremos tomando as medidas que entendemos cabíveis na esfera administrativa para que o jogo seja realizado em outra data e assim ser decidido dentro das quatro linhas. Mesmo tristes, seguimos em frente para que possamos colaborar com a reestruturação do futsal gaúcho, sempre norteados pelo espírito de respeito, coerência e desportividade”.
Na última terça feira (23), a FGFS emitiu um ofício para as equipes declarando a decisão.
Após o recebimento do ofício, a equipe de Cerrito Futsal também emitiu uma nota de esclarecimento. Em parte da publicação, citou: “Em caso de omissão por parte da entidade organizadora, o colegiado da comissão em sua maioria se vê no direito amplo de oficiar a Federação Gaúcha de Futsal e por meio da Justiça Comum peticionar as informações necessárias para análise do direito provocando o Judiciário” .
De acordo com a comissão técnica do time cerritense, caso se confirme a remarcação do jogo, a agremiação não irá cumprir a determinação podendo também retirar a equipe do campeonato. Até o momento, a partida válida pela 5º rodada da competição está marcada para o dia 17 de agosto, em Pedro Osório.