Entre os dias 23 e 27 de outubro as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mantiveram cronograma especial de atividades relacionadas ao Outubro Rosa. Foram inúmeras ações direcionadas às mulheres que marcaram o mês de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde contou com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).
Segundo Adriane Maciel, coordenadora da Atenção Básica de Saúde, as expectativas da campanha foram superadas, com o comparecimento assíduo das mulheres nos postos de saúde. Os exames periódicos como papanicolau, que é realizado com a finalidade de detectar câncer no colo do útero, foram realizados em todas as unidades de saúde por enfermeiras obstetras. Elas colhem o material e enviam ao laboratório para análise, em Canguçu.
Ainda segundo Adriane, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não possui demanda reprimida de exames. Em relação ao Novembro Azul, a SMS está preparando programação de atendimento aos homens e deverá divulgá-la nos próximos dias.