Câmara de Vereadores de Capão do Leão promove debate sobre fibromialgia

Segundo a Assembleia Legislativa do RS, até 2022, o Estado tinha cerca de 270 mil pessoas portadoras de fibromialgia. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

No sábado (4), às 10h, a Câmara de Vereadores de Capão do Leão realizará um evento que abordara a “a luta da Fibromialgia”. Em conformidade com o prefixo n° 020/2024, a Casa Legislativa está convocando todos os cidadãos interessados para participar desse debate.

O evento será na Câmara de Vereadores, na avenida Narciso Silva, 2.245. Entre os especialistas que participarão o Centro de Cuidados paliativos de Pelotas, a técnica de enfermagem Maralise Mastrantonio Ludtke, a enfermeira Renata Cunha e a educadora física e coordenadora da turma de Fibromialgia, Kelly Regina Azevedo. E também estará presente o médico e deputado estadual Thiago Duarte (União Brasil).

Convite para o evento. (Foto: Divulgação)

A doença fibromialgia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor muscular difusa, acompanhada de sintomas como distúrbios do sono, fadiga e problemas de concentração.

A causa exata ainda não é totalmente compreendida, mas pode envolver uma sensibilidade aumentada à dor. O diagnóstico é clínico, com exames laboratoriais e de imagem geralmente não revelando anormalidades específicas.

O tratamento serve para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, utilizando estratégias como exercícios aeróbicos, terapia cognitivo-comportamental e medicamentos para controle da dor e dos sintomas associados.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome