Uma placa anunciando prioridade às pessoas com deficiência foi colocada no hall de entrada da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (30). O presidente Jonselio Kickofel Martinez, o Duca (MDB), acompanhado de Davi de Azevedo Pereira, de 8 anos, e seu pai Rafael da Silva Pereira, de 31, moradores do bairro Cerro do Estado, participaram do ato, além de assessoras de bancadas.
Na oportunidade, o presidente da Casa destacou o atendimento prioritário às pessoas com deficiência. “Minha bandeira de luta é a defesa dos deficientes. Somente sabem das dificuldades que essa classe passa quem convive e lida com eles no dia a dia. Estamos avançando, cada vez mais, em comum acordo de trabalho com o Conselho dos Deficientes”, explicou o presidente.
“Em 2018, apresentei um pedido de indicação ao Executivo Municipal para que inserisse o símbolo do autista nas placas de atendimento preferencial em estabelecimentos privados do município, mas não fui ouvido pelo poder público. Recentemente, essa pauta voltou em discussão e a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 004/2019, de autoria do vereador David Martins (Rede), solicitando a inclusão do Símbolo Mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e é o que estamos fazendo, nesse momento”, lembrou.
O TEA é uma patologia que ainda está em discussão na sociedade. As pessoas com essa deficiência apresentam uma desordem no desenvolvimento cerebral, alguns mais graves e outros menos, além disso, desenvolvem outros transtornos que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento.
Pereira, pai de Davi, presente no ato, representando os autistas, disse que seu filho consegue frequentar normalmente a rede escolar no turno da manhã, e que à tarde frequenta a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde participa da terapia ocupacional e tem atendimento psicológico. “É um menino que dentro das suas limitações consegue ter um bom relacionamento social”, disse.
Na oportunidade, o presidente da Câmara disse que outra investida a favor das pessoas deficientes é a construção de uma rampa elevatória na porta da frente do prédio da Câmara. Até o momento a solicitação tramita em comissões do Legislativo e que nos próximos dias deverá ser divulgado o edital do processo licitatório para construção da rampa. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não possui um número exato de pessoas com TEA, mas estima-se próximas de 30, em sua maioria crianças.