Legislativo de Capão do Leão entrega Comenda Florisbelo Garcia Barcellos

Vereadores e homenageados na sessão solene (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

Seis personalidades ligadas à música, literatura e poesia foram agraciadas pela Câmara de Vereadores de Capão do Leão com a Comenda ao Mérito Poético Florisbelo Garcia Barcellos, em sessão solene realizada na última segunda-feira (29), onde reuniu personalidades envolvidas com cultura local e entidades representativas.

Criada pela Lei Ordinária nº 1917/2018, as próximas edições da comenda serão entregues no dia 5 de julho de cada ano, data marcada como o Dia do Poeta Leonense, em homenagem ao nascimento de Florisbelo Garcia Barcellos. Excepcionalmente em 2019, a data de entrega da premiação teve que ser alterada em cumprimento ao decreto de luto por três dias devido à morte do ex-prefeito Cláudio Victória.

Ao discursarem, os homenageados cobraram do Poder Público investimento na cultura local e solicitaram o retorno de novas edições do “Levante da Canção Gaúcha”. Iniciado em 2008, sua última edição ocorreu em 2017, sendo realizadas nove edições do festival responsável pelo surgimento de novos artistas locais e regionais da música gaúcha.

Vereadores presentes à sessão

Fizeram parte da mesa os vereadores Glei Rodales (PT), Fabrício Freitas (PDT), David Martins e Francisco da Silveira (REDE), Jonsélio Martinez, Duca, e Paulo Renato Miranda (MDB), Fernando Tirinha (PSB) e Émerson Brito (PTB).

Também foram convidadas para compor a mesa de autoridades a professora e coordenadora pedagógica, Mara Eliane Aldrighi Lautenschlager, que representou o Executivo Municipal e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, e a presidente da Câmara de Vereadores de Morro Redondo, Zelodir Novack (DEM).

Presente ao evento, o escritor e poeta e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão (IHGCL), Carlos Eugênio, o Vacaria, que é um dos incentivadores do evento, enalteceu os professores que ajudaram na escolha da coletânea de poesias, que teve a participação de 28 poetas leonenses. Além disso, ele falou sobre a poesia de Cordel (poema popular oral e impresso em folhetos geralmente expostos para a venda, pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome) deixado por Florisbelo Garcia Barcellos.

Homenageados por bancadas

PT: Professora Maria Anaurelina Gonçalves Carret
REDE: Músico e compositor André Luiz Mendes dos Santos
MDB: Músico e compositor Éder Rosa
PDT: Músico e compositor Celino Alfredo Costa Leite
PSB: Compositor e cantor Dagmar Bitencourt
PTB: Entregou a comenda ao Sr. Antônio Álvaro de Castro

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome