Capão do Leão: Audiência pública destranca passes livres e amplia horário de atendimento da Metroplan

David Martins e Douglas Ferreira com a direção da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Foto: Divulgação)

Estudantes de Capão do Leão que aguardavam por liberação do Passe Livre pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) tiveram seus nomes homologados e liberados para usarem o transporte coletivo. A Central do Transporte Estudantil vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social informou que o acompanhamento dos pedidos é feito diariamente, mas que as solicitações e o envio de documentação exigida para ter acesso ao passe livre são de responsabilidade dos alunos, que deveriam acompanhar a tramitação do pedido que as vezes ficam parados por falta de algum dado ou por questões burocráticas.

A Câmara de Vereadores e a Central do Transporte Estudantil são órgãos que acolhem as reclamações dos estudantes e tentam resolvê-las o mais rápido possível junto a União Gaúcha dos Estudantes Secundarista (UGES) e Metroplan em Porto Alegre. Neste último encontro, ocorrido no início do mês na capital gaúcha, o vereador David Martins (REDE) foi acompanhado do diretor da Secretaria de Assistência Social, Douglas Ferreira dos Santos, em audiência pública na UGES e Metroplan, agendada pelo gabinete do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB).

De acordo com o vereador, os resultados desse encontro foram proveitosos e benéficos aos estudantes. Eles conseguiram destrancar uma grande demanda dos passes livres que estavam pendentes na UGES e Metroplan. “Foram mais de 100 passes livres que estavam pendentes liberados. Essa demanda é contínua, ela não para. O nosso trabalho também é contínuo, porque a cada semestre entram novos alunos e isso se repete. O que fizemos foi proporcionar aos alunos meios para eles assistirem às aulas e não rodarem por infrequência. É uma luta constante para preservar os direitos dos estudantes”, explicou o vereador, que continuou: “Nessa audiência que tivemos com o superintendente da Metroplan em Porto Alegre, Rodrigo Schnitzer, obtivemos outra conquista em relação a uma demanda antiga dos estudantes, que era a precariedade dos horários de atendimento na Metroplan de Pelotas, que fica situada no terminal rodoviário. Os antigos horários não eram compatíveis com os horários disponíveis pelos estudantes e coube a nós fazer essa reivindicação. Quero agradecer ao responsável pela Metroplan em Pelotas, Eduardo Moura, que nos apoiou nessa luta de ampliação de horários”, conclui.

Novos horários de atendimento da Metroplan em Pelotas
Nas segundas e quartas-feiras, aberta pela manhã das 8h30 às 11h. À tarde, das 12h30 às 17h30. Nas terças e quintas-feiras, somente à tarde, das 12h30 às 17h30.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome