Desde 7 de dezembro de 2020, o 2º sargento Maicon Delias Coelho, de 33 anos, é o responsável pela corporação da Brigada Militar (BM) de Capão do Leão. São 11 anos de atuação, com nove anos dedicados ao município, tempo suficiente para acumular experiência, um dos fatores preponderantes em sua escolha para o cargo ocupado.
De acordo com Coelho, o número de viaturas e efetivos é suficiente para atender a demanda local. Em caso excepcional de necessidade, o Batalhão de Choque de Pelotas auxilia nas operações. “Assim como em todo estado, Capão do Leão teve uma redução na criminalidade. Atualmente, as reclamações que chegam ao nosso comando são de brigas de casais, de vizinhos, som alto aos finais de semana, aglomerações de pessoas e alguns encaminhamentos de autuações de trânsito”, disse.
Bicicletas a motor
Um dos xodós da gurizada é a bicicleta a motor. Em alguns casos, elas são barulhentas e o vai e vem no Centro da cidade incomoda alguns moradores que reclamam do barulho excessivo.
Perguntamos ao sargento de que forma o condutor de bicicleta a motor deve se comportar em meio ao trânsito. Segundo ele, a legislação é a mesma de um veículo automotor, citando, como exemplo, uma moto. “A pessoa que pilotar esse tipo de bicicleta a motor precisa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Categoria A ou permissão para dirigir. Além disso, é necessário usar capacete e o veículo precisa estar emplacado, caso contrário, poderá ser recolhido pela BM. Sempre que recebemos alguma denúncia, vamos verificar em loco”, explicou Coelho.
Denúncias podem ser feitas através do 190 ou pelo (53) 98404-6160 para falar diretamente com a BM local.