Obedecendo ao isolamento social a idosa Maria de Lourdes Cardoso comemorou o aniversário de 100 anos ao lado dos sobrinhos, no dia 31 de dezembro de 2020. Ela nasceu no ano de 1920, época de crescimento da industrialização e o surgimento do Partido Comunista no Brasil.
Natural de Cerro Largo, distrito da cidade de Herval/RS, distante há 302,4 km de Porto Alegre, a idosa foi trazida para Capão do Leão pelo irmão João Francisco Cardoso, em 1972, devido à morte da mãe, Matildes Cardoso. Atualmente, mora com os sobrinhos, Cléia Maria Cardoso, Paulo Dorval Cardoso e Ema Neli Cardoso Silveira, na região central de Capão do Leão, cercada de muito carinho e amor por todos os familiares. De acordo com os sobrinhos, ela chega aos 100 anos bem de saúde necessitando apenas de ajuda para andar devido à deficiência visual ocasionada por uma paralisia facial que teve anos atrás, mas consegue identificar todos da família através da voz.
Embora com a mente mais focada no passado do que no presente, segundo a família, há certos momentos em que ela se lembra da vida difícil e dura pelo qual passou trabalhando em fazendas da região como cozinheira responsável pela alimentação de dezenas de tosquiadores de ovelhas, conhecido na época como esquilador, que realiza trabalho manual feito com tesoura.
Nesses 48 anos que reside em Capão do Leão, dona Maria de Lourdes possui 13 sobrinhas, 22 sobrinhos netos e 17 sobrinhos bisnetos e, recentemente, está muito feliz com a chegada da tataraneta e afilhada, Izabeli Cardoso, de apenas um mês de vida.
Que lindaaa!! Deus a abençoe por muito tempo mais!!!🙏🙏🙏