No dia 1º de julho, foi realizado na Câmara de Vereadores de Capão do Leão a primeira edição do Fórum Popular Leonense, que teve como tema “Para Uma Vida de Direitos”. O evento foi aberto à população e realizado de forma independente de governos, partidos políticos ou candidaturas.
O professor aposentado Florismar Oliveira Thomaz, foi um dos idealizadores. Em sua fala de saudação, ele disse que a ideia do Fórum foi de constituir um espaço aberto e democrático capaz de ouvir queixas, frustrações, necessidades, interesses e principalmente sonhos de uma vida de direitos. “Nosso movimento é independente e tem como finalidade auxiliar no encaminhamento de reivindicações e assessorar na elaboração de projetos, além de apoiar a unificação das lutas cotidianas dos que mais precisam”, justificou.
Ao final, foram realizados encaminhamentos como a criação de comitês para discutir temas específicos sobre a sociedade e para o desenvolvimento do município. Os grupos culturais de Hip Hop da Família JA e DJ Fênix encerraram as atividades.