Capão do Leão: Padre Elpídio Pelegeiro completa 30 anos de Sacerdócio

À esquerda, o padre Elpídio Pelegeiro, acompanhado do padre Wilson, da paróquia do Porto, em Pelotas. (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

O pároco Elpídio Pelegeiro da Igreja de Santa Tecla completou 30 anos de sacerdócio no dia 21 de dezembro. A comemoração aconteceu no salão de eventos da Igreja e reuniu amigos, convidados e a comunidade de Santa Tecla em um almoço de confraternização.

Nascido em família humilde na vila saicã, interior de Cacequi – cidade gaúcha há 412 quilômetros de Porto Alegre, era o mais velho dos sete filhos do casal Cardene e Ondina Pelegeiro. Aos 12 anos, despertou o desejo de ir para o seminário, mas não obteve sucesso porque teria que trabalhar para ajudar no sustento da família, que na época passava por momentos difíceis.

Logo em seguida, ingressou no Exército Brasileiro de Rosário do Sul, chegando ao posto de Sargento. Mas foi em uma conversa com os padres André e Alex, que a vida de Pelegeiro se transformou. Ele abandonou as forças armadas e ingressou no seminário. Finalmente realizaria o sonho de ser padre.

Após estudar Filosofia e Teologia, foi ordenado padre pelo bispo Jaime Chemello em 21 de dezembro de 1991, na matriz Nossa Senhora do Rosário. Em 27 de dezembro de 1998, foi ordenado padre da paróquia São João Batista, em São Lourenço do Sul, onde permaneceu por 20 anos, dividindo atendimentos também na paróquia de Nossa Senhora Medianeira, em Turuçu.

Sua chegada a Capão do Leão aconteceu em 11 de maio de 2011, ao ser designado para assumir a paróquia de Santa Tecla. De lá pra cá, participou da organização de vários conselhos municipais, dentre eles o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), onde exerceu a função de presidente.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome