Edilon: talento, carisma e referência da bocha em Capão do Leão

Simplicidade aliada ao talento e à qualidade diferenciada na bocha. (Foto: Augusto Santos/JTR)

Pelé, o eterno Edson Arantes do Nascimento, tornou-se sinônimo de excelência em qualquer área. Não é raro ouvir que alguém, por se destacar em sua atividade, é “o Pelé” daquele segmento. Em Capão do Leão, Domingos Edilon da Silva, ou simplesmente Edilon, é um desses exemplos — e facilmente reconhecido como tal. Quando o assunto é bocha ou truco, ele é referência no município e em toda a região.

Aos 73 anos, servidor público municipal cedido ao Sindicato dos Municipários, Edilon coleciona títulos em competições locais e regionais. É difícil mensurar quantas vitórias ele já conquistou nas canchas de bocha ou nas mesas de carteado. “Foram muitas, em vários lugares e tempos diferentes”, comenta com a simplicidade de quem fez história.

Ex-jogador de futebol, também defendeu as cores da equipe do Horto da Estação Florestal da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Capão do Leão, e teve boas atuações com a camisa do Santa Tecla FC. Mas foi nas modalidades de bocha e truco que cravou seu nome como multicampeão.

“Na bocha, fui o jogador com mais títulos no município. Já no truco, é como andar de bicicleta: depois que aprende, nunca esquece. O segredo é enganar o adversário — se tu não tem nada, diz que tem, e vice-versa. É assim que se ganha no truco”, explica.

Mesmo com os torneios parados há cerca de dez anos, Edilon contabiliza mais de 20 troféus de bocha e mais de 30 de truco. Nos dois últimos campeonatos disputados, chegou entre os quatro melhores, mas, como também era organizador, cedeu seu lugar na final ao quinto colocado. Ao longo dos anos, ele também se destacou como promotor de eventos esportivos, contribuindo com a organização de torneios das duas modalidades em Capão do Leão.

Quem já o enfrentou nos gramados, nas canchas ou nas mesas de truco sabe: Edilon é adversário respeitável, parceiro admirado e um verdadeiro orgulho leonense.