Capão do Leão: O futuro além do esporte

Treinamentos foram retomados em setembro. (Foto: Divulgação)

Mais do que formar futuros jogadores de futebol, o Ajax, no Jardim América, em Capão do Leão, realiza, há mais de 25 anos, um trabalho com o intuito em formar cidadãos, e que tem como base uma palavra que pode servir para o esporte e a vida: respeito.

“Desde o primeiro dia nas atividades, os meninos são apresentados à palavra que é o carro chefe do projeto: respeito. Respeito pelo colega, pelo professor, por quem está na volta do campo, pelos árbitros e pelos adversários. O lema do time é: Um por todos e todos por um!”, conta o coordenador do projeto, Jaques Boeno.

Com a participação de meninos de 9 a 17 anos, divididos em quatro categorias, a escolinha de futebol não cobra mensalidades. Os treinamentos acontecem no campo do Estrela, equipe leonense que cede a estrutura ao projeto. Também conhecida como “Escolinha de futebol do Borracha”, o projeto social é mantido por doações de materiais esportivos, chuteiras, fardamentos, muitas delas oriundas dos alunos que já participaram, no passado. Recentemente, empresários contribuíram na compra de um novo uniforme.

“É praticamente impossível encontrar no Capão do Leão, alguém que goste de futebol, e que não tenha jogado nos times do Ajax em alguma categoria”, relata Boeno.

Escolinha retomou as atividades em setembro, já realizou jogos com times da região, e pretende disputar um campeonato. (Foto: Divulgação)

As atividades retornaram em setembro. O time já jogou contra bases do Farroupilha e do Progresso, e planeja a participação na 1ª Copa Intermunicipal de Sub-17, que abrange meninos de 16 e 17 anos. A competição, que acontecerá entre os dias 4 e 19 de dezembro, conta com o Farroupilha e o Flamenguinho, ambos de Pelotas, a AABB, de Arroio Grande, e o Ajax.

Mais do que a prática esportiva, o projeto também tem atuado na educação escolar dos jovens, com a cobrança de rendimento escolar, o que tem motivado o interesse pelo retorno às salas de aulas. “Os pais relataram que alguns adolescentes voltaram a procurar a escola pra conseguir apresentar o boletim e poder continuar nas atividades do projeto”, aponta o coordenador.

Também estão na equipe do Ajax os treinadores Dener Domingues, o “D.9” e Maicom Fonseca “Bussal”; o treinador de goleiros Daniel Silva, o preparador físico Vilnei Morais e o roupeiro “Pato”.

Mais informações podem ser obtidas pelo Facebook do Ajax, em https://bit.ly/3o8EJW6. Os contatos também podem ser feitos pelo email: [email protected] ou pelo WhatsApp: (53) 98404-3164.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome