Inscrições para Medicina Veterinária pelo Incra/Pronera-UFPel estão abertas

São 60 vagas para jovens e adultos assentados da reforma agrária, acampados, quilombolas e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC). (Foto: Divulgação/Incra RS)

A quinta turma especial de Medicina Veterinária oferecida pelo Incra – via Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) – e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas de 30 de dezembro de 2022 a 22 de fevereiro de 2023. O processo é gratuito e os interessados precisam cumprir duas etapas de cadastramento em formulários eletrônicos: submissão dos dados pessoais e envio de documentos. As normas são regidas por edital publicado no site da Universidade (https://wp.ufpel.edu.br/cra/files/2022/12/SEI_23110.027646_2022_14.pdf).

São 60 vagas para jovens e adultos assentados da reforma agrária, acampados, quilombolas e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC). Os candidatos devem passar por seleção, também dividida em dois momentos. O primeiro é composto por prova de redação aplicada em 26 de março, em Pelotas.

Os selecionados nesta primeira fase seguem para um período pedagógico-avaliativo de 19 dias sobre “Ciências da Natureza”, “Princípios e fundamentos da Agroecologia” e “A questão agrária no Brasil”. Os estudos, vivências e provas estão programados entre abril e maio no assentamento Viamão/Filhos de Sepé (localizado em Viamão). Para os aprovados, as aulas iniciam em junho de 2023 no Campus Capão do Leão e Centro Agropecuário da Palma, ambos pertencentes à UFPel.

A graduação é gratuita para os estudantes, formada por dez semestres com carga horária de 4,8 mil horas, 600 delas dedicadas ao estágio curricular supervisionado. O projeto é custeado por investimento de R$ 2,280 milhões repassados via orçamento da União até 2027.

O curso de Medicina Veterinária fruto da parceria Incra-UFPel foi pioneiro a formar médicos veterinário pelo Pronera em 2015. Três turmas graduaram 143 profissionais e outros 52 educandos estão em fase final de formação.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome