Legislativo homenageia mulheres com a Comenda Anita e Mário Mattos como Cidadão Leonense

As Anitas: Carla Levien, Maria Boeira, Carla Peraça, Jane Gomes, Cátia Rodrigues e Paula Moraes (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

Seis mulheres foram homenageadas pela Câmara de Vereadores de Capão do Leão com a Comenda Anita Garibaldi em sessão solene, realizada no dia 18 de setembro, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Pampa. Elas atuam em diversas áreas profissionais com perfil de liderança voltada para a formação e desenvolvimento do ser humano e o bem comum, além de possuírem visão municipalista.

As escolhas se deram por indicação de bancadas. A REDE indicou Carla Rosana Levien, que atuou como professora e também assumiu cargo de direção na escola Presidente Castelo Branco. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) indicou Maria Isabel da Silva Boeira, uma mulher líder comunitária que sempre buscou melhorias na saúde municipal. Ela participou da criação dos CTGs Sentinelas do Pampa e Herança Campeira, Rádio América FM, Associação dos Aposentados e Pensionistas do Bairro Jardim América, entre outros. Atualmente cuida da mãe que tem 97 anos e é costureira.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) indicou a funcionária pública municipal Carla Rosane Teixeira Peraça, que atuou como professora nas escolas Prefeito Elberto Madruga e Coronel Luiz de Oliveira Sampaio. Hoje desenvolve a função de merendeira na escola Parque Fragata. A ex-vereadora de três mandatos e atual empresária, Jane Gomes, foi indicada pela bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Já a professora municipal Cátia Rosana Fernandes Rodrigues foi indicada pela bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT). O Partido dos Trabalhadores (PT) indicou a assistente social Paula Beatriz de Oliveira Moraes, assessora de Projetos e Programas Sociais e conselheira municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) e Conselho dos Idosos. É também defensora e militante da causa dos animais e atua em ações comunitárias.

Cidadão Leonense
Em meio à Semana Farroupilha e a entrega da Comenda Anita Garibaldi, o Legislativo prestou homenagem ao engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico, Mário Mattos, concedendo o título de Cidadão Leonense por indicação do vereador emedebista Paulo Renato Miranda.

Artista plástico Mário Mattos recebeu o título de Cidadão Leonense ao lado de familiares e do vereador Paulo Renato Miranda (Foto: Gerson Baldassari/JTR)

Aos 95 anos e com uma memória excepcional, ele narrou sua trajetória profissional e falou sobre suas obras e amor pela literatura. Também se dirigiu aos jovens, aconselhando-os a interessarem-se pela literatura e pela leitura de bons livros. Considerado autodidata, seus desenhos e pinturas em aquarela se relacionavam com o homem do campo, no qual o artista reproduzia de forma preferencial as inúmeras expressões culturais em cenas gaúchas. A cantora juvenil Bibiana Mattos, que é sobrinha de Mário Mattos, cantou canções da música gaúcha acompanhada pelo músico e cantor Éverson Maré.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome