No sábado (23), o CTG Tropeiros do Sul representará o município de Capão do Leão e a 26º Região Tradicionalista no Festival de Invernadas da Categoria Mirim (Festmirim) que será realizado na cidade de Santa Maria.
A responsabilidade técnica e coreografia do grupo são de Cíntia Mendes e Diego Gouvêa. A confecção do trem que faz parte da coreografia é de Hugo Alexandre Albuquerque. A composição musical é de Flávio Mendes. A direção e coordenação do grupo de dançarinos, bem como a gestão administrativa da coreografia, estão a cargos de Amanda Insaurriaga e Núbia Leite.
A estação férrea da Praça João Gomes, foi um importante elo para o desenvolvimento socioeconômico da região, oriundo do transporte de passageiros e de mercadorias entre o Centro do país ao Sul do estado até o porto de Rio Grande. Hoje, a praça tornou-se o principal espaço arborizado e de convívio da cidade, dando vida aos principais eventos da comunidade. O prédio da antiga estação férrea abriga a casa de cultura, mantendo o foco artístico-cultural do município, ainda que a linha férrea continue ativa.
A composição coreográfica do grupo de danças do CTG Tropeiros do Sul foi constituída a partir de uma relação histórico-lúdica, onde a personagem principal da cena encontra-se na praça e estação, aguardando a chegada do trem. Livremente, permite que seus pensamentos e sonhos sejam relacionados com cada um dos vagões da locomotiva, assim como passagens e personagens históricos do centro imaginário do Rio Grande do Sul.
O patrão da entidade tradicionalista, Marcelo Leite, e o posteiro artístico, Tiago Lopes, estão confiantes no bom desempenho do grupo. Segundo eles, todos os pais e responsáveis pelas crianças trabalharam incansavelmente para levar o nome da cidade ao evento, pois é a primeira vez que o grupo participará de uma competição estadual na categoria mirim.