No final da tarde de quarta-feira (13), um boletim informativo da Prefeitura de Canguçu declarou transmissão comunitária do novo coronavírus no município. Até o fechamento da edição, a cidade registra 37 isolamentos domiciliares, nenhum caso aguardando testagem, 40 casos negativos, 11 casos confirmados e nove pacientes atestados como curados, destes, cinco casos foram assintomáticos. Após o anúncio, o prefeito Vinícius Pegoraro (MDB) realizou uma transmissão ao vivo na internet para divulgar mais informações.
Canguçu vem desenvolvendo todo um trabalho de enfrentamento ao Covid-19 através da Secretaria de Saúde, que começou a promover ações realizadas por um comitê de crises formado por membros da secretaria, profissionais de saúde, equipe técnica e direção do Hospital de Caridade de Canguçu (HCC), desde 31 de janeiro.
A estrutura de saúde do município foi remodelada para atendimento específico de Covid-19 destinando como referência o Posto de Saúde Central para atendimentos de crianças (0-12 anos) e o Pronto Atendimento para adultos. Além disso, o município contou com a aquisição de duas novas ambulâncias para renovação da frota e por serem do tipo B, possuem todo aparato com equipamentos mais complexos capacitando o transporte de pacientes com respiradores e monitores, caso necessário.
Através de uma ala de isolamento, o hospital destinou 15 leitos de enfermaria disponíveis exclusivamente para esses pacientes que em breve, poderão contar com a reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que vem sendo trabalhada pelos poderes municipais.
Um diferencial do município é a criação do “Cuida Canguçu”, um programa de cadastro em que a comunidade informa seus dados – como endereço e problemas de saúde – a fim de facilitar na identificação das pessoas quando derem entrada no hospital com sintomas do vírus.
O secretário de Saúde, Eliezer Timm, contou um pouco sobre a operacionalização do sistema. “Nós tivemos um caso bem específico do programa em pleno funcionamento, em que uma paciente deu entrada (no hospital) e nós acessamos o cadastro da empresa em que ela trabalha a fim de identificar todos os colegas que tiveram contato com ela e, assim, conseguimos fazer uma rastreabilidade e, através do programa, contatamos essas pessoas com bastante agilidade”. E completou: “o quanto antes conseguirmos isolar esses contatos para realização do processo de mitigação, melhor é o desempenho da saúde pública em relação a disseminação do vírus”.
A Prefeitura disponibilizou telefones exclusivos para informações de sintomas gripais, vem realizando um trabalho de divulgação de notícias sobre o assunto, campanhas de arrecadação de alimentos e distribuição de máscaras. Todas as medidas tomadas, conforme informou o secretário, tem por base as orientações do Ministério da Saúde, pareceres de enfrentamento do comitê de crises e portarias da Secretaria Estadual de Saúde.