Prefeitura de Canguçu realiza capacitação para o programa do morango

Engenheiro agrônomo da prefeitura, Michel Aldrighi (Foto: Liziane Stoelben Rodrigues/JTR)

Na próxima sexta-feira (21), será realizada, no Centro de Treinamento de Canguçu (CETAC), das 8h30 às 12h, a primeira capacitação do ano para os agricultores inscritos no programa municipal do morango que existe desde 2011 e vem sendo executado ano após ano pela prefeitura municipal. A programação será distribuída entre apresentação do programa, cultivares disponíveis para 2020, emissão de nota fiscal, orientações de preparo de canteiros e plantio das mudas e manejo de pragas e doenças de início de ciclo.

O projeto atende, aproximadamente, 40 famílias por ano e é uma iniciativa da prefeitura com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), consistindo em capacitação de produtores, subsídio na compra das mudas, assistência técnica por um ano e auxílio na comercialização e aquisição de insumos. A prefeitura subsidia 40% do valor da muda e concede um prazo de 18 meses para que o agricultor realize o pagamento dos outros 60% – e a Emater em conjunto com os técnicos da prefeitura prestam suporte técnico aos produtores cadastrados no programa além de colaborarem em todas as demais etapas do programa.

No ano de 2020, o programa sofreu alguns ajustes para melhor funcionalidade, a partir deste ano, jovens agricultores (15 a 29 anos) também poderão acessar ao programa anualmente sendo apenas necessária a comprovação de emissão de notas fiscais no talão de produtor.

Conforme informações do agrônomo da prefeitura, Michel Aldrighi, as mudas serão entregues entre nos meses de maio e junho e a prefeitura pretende dar maior atenção no ano de 2020 para a etapa do programa que trata do auxílio para comercialização da produção, através da venda da produção em feiras municipais ou por meio de parcerias com indústrias instaladas no município.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome