Câmara tem duas vereadoras, após 17 anos

Vereadoras ocupam cadeiras no legislativo de Canguçu. (Foto: Liziane Soelben/JTR)

Cléria Jacondino passou a ser vereadora titular na segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores de Canguçu. A parlamentar, que é a segunda suplente do PSDB, assumiu a cadeira do vereador Jardel Souza de Oliveira (PSDB), licenciado por problemas de saúde.

Após 17 anos, duas vereadoras ocupam ao mesmo tempo cadeiras no legislativo. Até então, somente em 2004 a Casa Legislativa havia contado com a presença de duas mulheres: Mariza Eslabão e Eloína Bubloz. Atualmente, a Câmara também conta com a vereadora Iasmin Roloff (PT).

Cléria Terezinha Bet Jacondino, que passou a integrar o quadro de parlamentares do município, é catarinense por nascimento e há 38 anos reside em Canguçu, local onde construiu família, carreira e vida comunitária. A vereadora é formada em Ciências Domésticas na UFPel e atua na Emater como extensionista social, há 32 anos. Além disso, já exerceu a atividade de professora de técnicas domésticas e comercial no Colégio Aparecida por cinco anos.

Durante a eleição de 2018, Cléria obteve 245 votos. Em discurso realizado, lamentou enfermidades de seus antecessores e desejou uma boa recuperação aos companheiros de partido.

A vereadora informou que irá presar pela “busca do fortalecimento da democracia e melhoria da vida das pessoas. Nesse importante curto espaço de tempo tenho muito a aprender. Ocupar um espaço público de tanta relevância faz a diferença na visão feminina da vida comunitária, principalmente em se tratando historicamente de espaços masculinos. Me sinto honrada com o cargo interino e comprometida com o dever de cidadã. Agradeço a todos os eleitores que confiaram na minha pessoa e acreditaram nos meus propósitos”, disse.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome