Após votação na Câmara de Canguçu, caso da vereadora Iasmin Roloff (PT) tem repercussão nacional

Parlamentar á a única mulher na Casa, e a 4ª a ocupar uma cadeira no Legislativo. (Foto: Liziane Stoelben/JTR)

Na última semana, ocorreu a votação dos cargos da mesa diretora da Câmara de Canguçu para 2022. Na ocasião, alguns votos chamaram a atenção ao citarem a vereadora Iasmin Roloff (PT). Os vereadores Arion Braga (Progressistas), Oraci Teixeira (PSB) e Silvio Neutzling (MDB) justificaram seus votos para “embelezar a mesa”. Durante o ato, a parlamentar canguçuense disse: “peço aos colegas vereadores que se forem votar em mim, que não seja pela minha beleza, mas capacidade intelectual”.

Desde então, o caso vem repercutindo a nível municipal, estadual e nacional. Diversas emissoras de rádio, televisão, impressas e online replicaram os fatos. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Canguçu emitiu uma nota, na última quarta-feira (29), em que lamenta as falas de alguns presentes durante votação que elegeu a vereadora Iasmin como membro da mesa diretora da Câmara.

“O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Canguçu, vem através desta nota demonstrar total apoio a vereadora lasmim Roloff, tendo em vista as manifestações ocorridas durante a sessão de eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Canguçu”.

E completam “ao tempo que lamenta as colocações realizadas durante a votação, apoia a vereadora em sua decisão de assumir ou não o cargo, na certeza de sua capacidade de decisão, representando assim a capacidade de todas nós mulheres nas ações e escolhas do dia a dia. Todas as mulheres independentes da classe ou cargo que ocupa deverão ter o mesmo tratamento”.

Sobre seu posicionamento em relação a aceitar o cargo pelo qual nem se candidatou, a parlamentar informou que ainda irá decidir junto ao seu partido, nos próximos dias. Ela é a 4ª mulher a ocupar um cargo político na Casa Legislativa, após um vácuo de 17 anos sem representação feminina. Atualmente, é a única mulher eleita em Canguçu e acredita que consciência de gênero como mecanismo de transformação.

Confira entrevista concedida pela vereadora Iasmin Roloff (PT) para a JTRTV:

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome