Canguçu passa a ter o primeiro táxi adaptado com acessibilidade

O veículo GM Spin possui uma rampa removível que possibilita a entrada do passageiro junto à cadeira de rodas pela parte traseira (Foto: Lucas Belletti)

Está em funcionamento o primeiro táxi adaptado com acessibilidade de Canguçu. O veículo GM Spin possui uma rampa removível que possibilita a entrada do passageiro junto à cadeira de rodas pela parte traseira.

O táxi faz parte de uma frota com outros dois veículos que pertence ao taxista Germano Lemos Pereira, responsável pela iniciativa de adaptar um de seus carros ao atendimento do público que até então não possuía esse acesso.

A atitude partiu do motorista que atua há cerca de três anos no ramo. “Eu via a dificuldade das pessoas em transportar um cadeirante, precisando muitas vezes pegar a pessoa no colo. Nem todos os carros cabem uma cadeira no porta-malas e, por isso, resolvi ajudar com isso”, explicou.

O investimento para adaptação da rampa gira em torno de R$ 17 mil e para o presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Canguçu (APDC), Rudinei Borges, a iniciativa teve grande relevância por ser uma pessoa anônima que resolveu investir em uma área que sentiu necessidade. “Esperamos ter mais pessoas como seu Germano em nosso município, para que as nossas lojas, prédios e veículos se tornem acessíveis”, disse.

O ponto do táxi adaptado, que é popularmente denominado “Táxi do Germano”, fica na rua Praça Dr. Francisco Carlos, 240, em frente à Prefeitura, podendo ser chamado através dos telefones (53) 98409-3598 ou 99702-3294.

Outras medidas para acessibilidade
Outras medidas para mudar o cenário também estão sendo realizadas. Nos últimos dias, o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Gauger Elhert (MDB), vem realizando tratativas em relação à adaptação do prédio do Legislativo a fim de se tornar um local com acessibilidade.

Para isso, propôs uma reunião com representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e APDC, na qual foram levantadas ideias e alternativas sobre a adaptação dos gabinetes, salas e banheiros da Casa Legislativa.

Além disso, a Secretaria de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos inaugurou no ano passado duas obras de um brinquedo e dois banheiros acessíveis na Praça Central Dr. Francisco Carlos dos Santos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome