
*Com informações da Assessoria de Imprensa
Ao todo, educandários de 27 municípios receberam R$ 30 milhões em equipamentos para qualificação da estrutura de ensino
Na segunda-feira (24), o governo do Estado realizou a entrega de insumos e novos equipamentos para 25 escolas técnicas agrícolas e duas de agronegócio da rede estadual, chegando a cerca de 5 mil estudantes beneficiados. O investimento de R$ 30 milhões foi realizado com recursos de emenda parlamentar da bancada federal gaúcha.
Na Região Sul, a Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) e a Escola Técnica Estadual Santa Isabel (ETESI), de São Lourenço do Sul, foram beneficiadas com os recursos.
Entre os equipamentos distribuídos, estão plantadeiras pantográficas de arrasto, camionetes, espalhadores de esterco e laboratórios de informática, além de impressoras e notebooks. Também há materiais de apicultura, enxadas, tratores, semeadeiras, roçadeiras, tronco de contenção com balança, pulverizadores agrícolas, caminhão com baú, chocadeira automática, aquecedores, liquidificador industrial, semeadeira e aparelhos de ar-condicionado.
A entrega simbólica ocorreu na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que organizou todo o processo, na interlocução com a bancada, por meio da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro).
Trabalharam também para a viabilização da ação as seguintes entidades e seus integrantes: Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA) e seu presidente, Fritz Roloff; o Conselho de Diretores das Escolas Agrícolas Estaduais com o seu presidente, Luiz Carlos Cossmam; o Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS (Sintargs) e seu presidente, Luiz Roberto Dalpiaz Rech; e o ex-superintendente da Suepro Luís André Sasso.