Um dos campeonatos mais prestigiados da região está chegando ao fim. O Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2023/24 de Canguçu, que teve sua abertura oficial em 26 de novembro do ano passado, mobilizou tanto a área urbana quanto rural. Nesta edição, 10 equipes disputaram as quatro categorias: titulares, reservas, veteranos e sênior.
O campeonato se estende por quase um ano devido a problemas burocráticos e à troca de diretoria da Associação Canguçuense de Futebol de Campo, que, juntamente com o Núcleo de Esportes, é responsável pela organização da competição. Além disso, as condições climáticas desfavoráveis resultaram em adiamentos de várias partidas ao longo de 2024. Com esses desafios, há incertezas sobre a realização do próximo campeonato, uma vez que a associação passará por novas eleições e mudanças em sua diretoria.
Leandro Kohler, presidente da Associação Canguçuense de Futebol de Campo, lembra que, no ano passado, as finais venderam entre 1.800 e 2.000 ingressos, o que levou os clubes deste ano a criarem a expectativa de um público ainda maior.
“Um campeonato tão longo acaba desmotivando o público a participar, mas, como em todos os anos, acredito que a comunidade vai se envolver e o público comparecerá em peso. Mesmo com essas interrupções, faremos uma grande final!”, comentou Kohler.
Apesar das dificuldades, o campeonato teve momentos marcantes e repercussões positivas. O gol de bicicleta de Kauã Silva, jogador do América, ganhou destaque em todo o Brasil. O golaço do camisa 10 foi fundamental para a vitória do seu time sobre o Figueira por 2 a 0, garantindo a classificação para a fase seguinte da competição no início do ano. Assista o lance clicando aqui.
Os jogos de ida estão programados para o domingo (1º), no Estádio Doutor Jaime de Faria, campo do América. No entanto, no sábado (31), será realizada uma avaliação para verificar se o gramado estará em condições de jogo, devido à previsão de chuva.
Se o clima permitir, os seguintes jogos ocorrerão:
- Categoria sênior: Cruzeiro x 3 de Outubro (9h30);
- Categoria reserva: Cruzeiro x Itararé (11h30);
- Categoria veterano: América x Itararé (13h30);
- Categoria titular (a mais aguardada): América x Itararé (15h30).