Canguçu deve sediar um novo desafio de mountain bike no dia 24 de setembro. Com três trajetos de 30 km, 52 km e 88 km, o Caminhos na Colônia tem como objetivo promover o Circuito e as propriedades que fazem parte do Roteiro de Turismo Olivais das Serra dos Tapes. A competição deverá atrair atletas de mais de 30 municípios.
A iniciativa, que percorrerá os 2º, 3º e 4º distritos, conta com o apoio de entidades, programas e empresas do município. Além disso, prevê acesso aos visitantes bem como aos moradores que poderão conhecer e prestigiar as belezas canguçuenses. Mais informações e as inscrições podem ser feitas acessando o site ou ainda o link http://linktr.ee/caminhosnacolonia.
O trajeto também pode ser feito ao longo dos seis roteiros variando entre 40 km e 60 km, esse trajeto oferece uma experiência única ao atravessar as estradas do interior de Canguçu, onde se encontra uma variedade de cenários e culturas fascinantes. “Prepare-se para explorar áreas de agricultura familiar, vivenciar práticas de agroecologia, admirar olivais e testemunhar a produção pecuária. Visite igrejas históricas, comunidades quilombolas e encante-se com as construções típicas Pomeranas. Além disso, também existe a possibilidade de explorar arroios serenos e moinhos encantadores ao longo do caminho”, anuncia a organização do evento.
Programação
Para os visitantes, há uma programação sugerida que dura seis dias. No primeiro, o roteiro começa nas localidades de Ares Alegre e Glória, nomes que preparam para o começo da aventura. Com grandes plantações alimentícias e uma parada no Jardim da Casa, onde se pode conhecer uma bela estufa de suculentas e aprender mais sobre a cultura dos descendentes pomeranos.
No segundo dia, é possível conhecer um novo trajeto pelo olival da Fazenda Mato Grande, onde são produzidos os renomados azeites Verde Louro, considerados um dos melhores do mundo. Na Fazenda Martimar, vizinha ao olival, será possível desfrutar do azeite acompanhado de uma deliciosa gastronomia típica campeira, assim como conhecer uma produção de gado orgânica e livre de sofrimento animal. O percurso poderá ser continuado até o encantador Camping Recanto do Lazer, um refúgio com beleza natural única.
Passando pela charmosa Vila Campos, seguindo em direção ao Ecopark Pedra do Luar, um lugar com uma vista de tirar o fôlego. Os visitantes não podem deixar de experimentar a famosa roda de carreta, uma iguaria típica campeira, e descobrir os sabores das frutas em uma agroindústria familiar na Propriedade Vida na Terra, que transforma frutas 100% orgânicas em sucos e doces deliciosos.
No terceiro dia, o foco é a região central da cidade. Para conhecer ainda mais sobre a história, é preciso dedicar um momento para apreciar a Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos e seu entorno histórico e visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com sua arquitetura românica que marca a fundação do município. Ao lado, a histórica Casa de Cultura Marlene Barbosa Coelho abriga o Museu Capitão Henrique José Barbosa, onde se pode mergulhar na história local.
Antes de deixar a cidade, aproveite o Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, um espaço dedicado à fé e ao lazer, que oferece uma vista única da cidade. Durante o percurso, faça uma parada na Pedra das Mentiras, conheça a lenda do local e divirta-se contando uma mentira para seus amigos.
No quarto dia, há a possibilidade de mergulhar na cultura tradicionalista gaúcha no CTG Sinuelo, apreciar a beleza das igrejas, passar pelo Arroio das Pedras e terminar o dia relaxando em um Parque Aquático, com diversas opções de lazer, esporte e uma beleza natural que só o Campesque pode oferecer.
O quinto dia de pedal, concecta a beleza das paisagens da Costa do Arroio Grande com um roteiro repleto de belezas naturais únicas. Deve-se conhecer o Camping do Moinho Siefert, um local para relaxar em meio à natureza e um antigo moinho desativado. Ainda dá para aproveitar para conversar com a Família Siefert, descendentes de pomeranos que cultivam histórias locais e de vida.
No sexto e último dia de pedal, poderá ser apreciada a localidade de Canguçu Velho e as origens do povoamento local, seus causos e lendas. Antes de partir de Canguçu, não deixe de conhecer o Centro Esportivo Avenida e compreenda a importância do esporte na vida do interior do município.
Experiências e vivências
A ideia possui um diferencial turístico em relação à abrangência, que contempla uma grande diversidade de culturas existentes no município. É possível observar pelo trajeto a agricultura familiar, práticas de agroecologia, olivais, produção pecuária, igrejas, comunidades quilombolas, construções típicas pomeranas, arroios e moinhos.