Canguçu Futsal irá disputar a Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal

Para 2026, a equipe deve passar por mudanças no comando técnico e no elenco (Foto: Divulgação)

O Canguçu Futsal está confirmado na Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal 2026, competição promovida pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), com início previsto para maio e término em novembro. Além do Canguçu Futsal, o município também será representado pelo Trianon Futsal.

Fundado há cinco anos, o Canguçu Futsal surgiu com a proposta de representar o município nas quadras. Segundo o presidente e sócio fundador, Rafael de Oliveira, o Rafinha, a iniciativa se tornou coletiva. “A ideia sempre foi fundar uma equipe que representasse verdadeiramente todo o município de Canguçu, indo além das rivalidades históricas entre os clubes locais e promovendo união em torno de um mesmo ideal. Foi a partir desse anseio por união e representatividade que começou um dedicado trabalho de organização para a constituição da associação“, afirma.

O nome do clube também carrega esse propósito. “Definiu-se que nada seria mais simbólico do que batizar o clube com o nome da nossa própria cidade“, relembra Rafinha. As cores do time fazem referência a equipes tradicionais do futsal, como a ACBF, de Carlos Barbosa, reconhecida no cenário nacional e internacional.

Ao longo da trajetória, o Canguçu Futsal disputou a Série Bronze do Campeonato Gaúcho nas edições de 2022, 2023 e 2025. No âmbito regional, participou da Copa Costa Doce de Futsal (CCDF) e conquistou, em 2024, o título invicto da Série Prata da competição.

Expectativas para 2026

Para a disputa de 2026, o clube avalia a participação como parte de um processo contínuo de construção. “A equipe encara esta edição como mais uma etapa em um processo de aprendizado e aprimoramento que começou em 2021. As participações anteriores (2022, 2023 e 2025) serviram como base para identificar e corrigir falhas, tanto na organização estrutural quanto na formação do elenco.”

O planejamento para a temporada começou ainda em 2025, após o encerramento da última campanha, com mudanças no comando técnico e a reformulação do elenco. O projeto tem como meta estruturar o clube para buscar o acesso à Série Prata em 2027. O município tem contribuído com a iniciativa. “Temos o apoio Institucional, (…) e também com o apoio financeiro, auxiliando diretamente na manutenção e no desenvolvimento da equipe.“

Elenco em formação

Para 2026, a equipe deve passar por mudanças no comando técnico e no elenco. Segundo o clube, os nomes ainda não foram divulgados, pois as negociações seguem em andamento e serão apresentadas conforme forem concluídas.

Atualmente, o grupo trabalha com um elenco de 18 a 20 atletas. A comunidade pode acompanhar e apoiar o projeto. “O convite para que mais pessoas se somem ao projeto é reafirmado, destacando que se trata de uma construção coletiva ’por muitas mãos’ pensada para durar.”