Na segunda-feira (2), as aulas da Rede Municipal foram retomadas de forma presencial, em Canguçu. A modalidade híbrida foi escolhida para contemplar todos os alunos do município.
As instituições se organizaram para atender aos alunos com as devidas medidas de distanciamento, higienização e cuidados sanitários contra a Covid-19. No município, as aulas presenciais estavam suspensas há 1 ano e 5 meses.
O ensino híbrido adotado consiste em promover uma mistura entre o ensino presencial e online. Cledemir Oliveira Goncalves, secretário de Educação, definiu este retorno como “o melhor lugar do mundo para um professor e o aluno é dentro de uma sala de aula. Gratidão e emoção define o retorno às aulas presenciais”, disse.
Organização para o retorno no município
Conforme informado pela Secretaria, o retorno se dará de forma gradativa, começando com as turmas dos anos finais, 8° e 9° ano, e dos anos iniciais, 4° e 5° ano. Nestas duas primeiras semanas, o horário será reduzido, com aulas presenciais em três dias da semana.
Os alunos puderam optar por retornarem ou não pelo formato presencial. Para quem decidiu por não voltar, os professores irão encaminhar os conteúdos e atividades de forma online.
Em nota, a Secretaria informou que “todas as medidas preventivas contra o coronavírus serão tomadas, visando a segurança dos alunos e comunidade escolar”.
Funcionamento das escolas
Os horários foram alterados nas instituições de ensino. As turmas também terão atividades online para complemento de conteúdo e o transporte escolar deverá obedecer aos cuidados sanitários necessários por conta da pandemia de Covid-19.
Educação Infantil
As atividades da educação infantil serão retomadas a partir de 16 de agosto. O ensino é compreendido entre escolas municipais de educação infantil para crianças de zero a 3 anos e pré-escola, de 4 e 5 anos.
Fotos: Divulgação
Legenda: Retorno contou com medidas de segurança, como o distanciamento