
A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura (SMEEC) promoveu na manhã de segunda-feira (8), mais uma formação para os professores das escolas do campo. Desta vez, o evento foi sediado pela Escola Guido Timm Venske, localizada no Posto Branco.
Em um primeiro momento, foi realizado uma atividade de acolhida com café. Após, houve fala das autoridades presentes, como do vice-prefeito Cledemir Gonçalves (MDB) e do vereador Diego Wolter (MDB). Na sequência, ocorreu a separação dos grupos por oficinas.
A Oficina 1 tinha como tema “Sementes crioulas e mudas na perspectiva de vida”, sendo ministrada pela Emater/RS-Ascar, abordando como as sementes e mudas auxiliam na vida, debatendo também sobre a valorização da saúde, diversidade de alimentos saudáveis e a carga cultural da semente crioula.
A Oficina 2 debateu sobre a “Construção Pedagógica do Aluno (CPA)” e foi ministrada pela coordenadora do Núcleo Pedagógico da SMEEC, Lauceni Tessmann Lourenço. O momento foi utilizado para debater sobre as ações que as escolas planejaram ou já realizaram em 2023, com troca de ideias e sugestões.
A Oficina 3 abordou “Tecnologia como facilitadora do trabalho do professor”, e foi ministrada por professores da rede municipal. Divididos em dois grupos, dentro da mesma oficina, os professores auxiliaram os demais, ensinando sobre computação e ferramentas como Gmail, Google Agenda, Google Drive e Documentos.
Atualmente, Canguçu tem 10 escolas na modalidade de turno integral. A cada mês, acontecem formações específicas para os professores da modalidade, com temas definidos para serem abordados com os estudantes.